Ricardo Pagno

Ricardo Pagno

Informativo Rural

Ricardo Pagno é agricultor e empresário, residente na comunidade de Nossa Senhora do Carmo e, a partir de 31 de outubro de 2022 assumiu a presidência do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores FAmiliares de Flores da Cunha e Nova Pádua. 

Contatos

A união faz a força

Meu vizinho não é meu concorrente, mas sim, meu parceiro

Cada vez mais, o mundo está se tornando globalizado e competitivo, dificultando a permanência da pequena propriedade para se manter competitiva. Por isso, entendemos a necessidade que existe da agricultura familiar trabalhar de forma mais associada e conjunta.
Meu vizinho não é meu concorrente, mas sim, meu parceiro. O que quero dizer com isso é que podemos estar usando ferramentas que nos ajudam a baixar custos, tornando-se competitivos, como, por exemplo, a compra de insumos em conjunto; alguns maquinários que são usados poucas vezes no ano, ficando a maior parte do tempo parados; e também podemos realizar a venda dos produtos de forma conjunta, para atingirmos outros mercados, podendo até eliminar algum atravessador.
Sabemos da dificuldade de estarmos trabalhando dessa forma, até por uma questão cultural nossa, mas cabe a nós, também, encontrarmos maneiras de fazer as coisas de forma diferente, para podermos alcançar outros resultados, que não sejam sempre os mesmos.

Campanha de alevinos
Iniciou, no dia 25 de outubro, a campanha para aquisição de alevinos. Os interessados deverão entrar em contato com a Emater pelo telefone (54) 3292 1247, no horário das 8h às 11h e das 13h30min às 17h. A campanha encerra no dia 16 de dezembro e a entrega será no dia 20 de dezembro, no escritório da Emater de Flores da Cunha, das 8h às 11h.

SOS Estiagem
Após longa espera e muita luta da Fetag-RS e dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, os agricultores familiares já podem sacar a quantia de R$ 1 mil referente ao SOS Estiagem. No total, 67.456 famílias estão aptas para receber o valor, que será pago em parcela única a um indivíduo do núcleo familiar.
Para ter direito ao valor, as famílias precisam residir em um dos 416 municípios gaúchos que tiveram situação de emergência, em decorrência da estiagem, homologada até 31 de março de 2022, ter produção anual com valor bruto de até R$ 100 mil e DAP registrada até 1o de fevereiro de 2022.
No site https://www.rs.gov.br/sosestiagem-grupo2 é possível realizar a consulta do CPF do beneficiário para verificar se está habilitado para receber a quantia.
Mais informações junto ao Sindicato.

Festa do Aposentado
Solicitamos aos líderes, que ficaram com ingressos para venda da Festa do Aposentado que, na medida do possível, nos retornem informando a quantidade de ingressos comercializados.