Oscar Francescatto

Oscar Francescatto

Show de Informações

Contatos

E aí Rafa, cadê o futebol feminino de Flores da Cunha?!

A personal trainer disse que sente saudade das quadras lotadas, no Parque da Vindima, São Rafael e outras tantas

A Rafaela Chiarani, em minha opinião, uma das melhores jogadoras de futebol de nosso município, está vendo com muita tristeza a decadência do futebol feminino em nossa cidade. A gota da decepção veio esta semana com o início do campeonato feminino de Futebol Sete, que terá seus primeiros jogos neste sábado, dia 18. Se é que podemos chamar de campeonato. Enquanto a competição masculina pelas séries Ouro e Prata da modalidade está sendo disputada, em sua 5ª rodada, por 36 equipes, o feminino para completar quatro (eu disse quatro equipes!), teve que vir uma equipe de Antônio Prado, pois com três seria impossível sair campeonato. Conversei com minha amiga Rafa, que neste sábado estará completando 40 aninhos, a personal trainer disse que sente saudade das quadras lotadas, no Parque da Vindima, São Rafael e outras tantas. Disse-me também que o futebol feminino de Flores da Cunha sempre foi um problema, onde tentou, quando jovem, junto com Marcos Pivotto, montar e manter uma escolinha, mas não durou muito. Acha uma cidade muito machista e pensa que faltam profissionais qualificados. Citou também um exemplo, a rodada do fim de semana, as únicas duas partidas femininas foram colocadas por último, depois do masculino, quando todos já foram embora. 
A minha opinião em relação à falta de revelações de jovens, independente da modalidade, e já arrumei confusão em outras oportunidades, foi quando responsabilizei a Secretaria de Educação por não cobrar mais dos professores de Educação Física nos colégios. E não mudei de ideia, minha opinião continua a mesma. Esta semana falei com o Moacir Baggio, um dos grandes atletas de Flores da Cunha, e disse-me que também sente saudade dos tempos de colégio, quando não viam a hora de chegar o recreio e as aulas de Educação Física para jogar futebol ou praticar outros esportes. Por que tantas mudanças nas últimas décadas? Ninguém quer ‘tapar o sol com a peneira’. Todo mundo sabe que as ferramentas digitais, se bem usadas, são ótimas, porém foram e são fundamentais para desviar as atenções do esporte, atingindo todas as faixas etárias. Falei também com o técnico do time feminino que está disputando o Campeonato Brasileiro, Luciano Brandalise, que foi o técnico quando Flores da Cunha, em 2011, sagrou-se campeã Estadual Feminino, e ele compartilhou das mesmas ideias. 
Enquanto isso, vamos lembrando de muitas atletas que fizeram e estão fazendo história em Flores da Cunha: a própria Rafa, Mayara Foscarini, Mana Manosso, Elaine Pan, Dill Pasquali, Magali, Bruna Galiotto, a goleira Rosana e muitas outras. Mas, jamais me esquecerei da Ritinha Debortoli, sempre foi craque de bola, desde os tempos em que não havia competições oficiais, hoje seria profissional.      
A Rafa Chiarani estará na Rádio Solaris 99.1 FM neste sábado, dia 18, às 7h45min, nos Pitacos Esportivos.

Agenda esportiva

Futebol 7 Série Ouro - 6ª rodada

Sábado, dia 18 
Campo do Madruga, a partir das 14h
Cerro JA x GGPF
Chelsea x Botafogo do Haiti
Alma Negra x Atlético Florense
Divino x Madruga

Campo do Alfredão, a partir das 13h30min
Real União x TKA (jogo Série Prata)
Alfredão x Legião
Vila Nova x Cruzeiro
Barcelona x AABB
Vandekas x Galo Serrano

Futebol 7 Série Prata - 5ª rodada

Sábado, dia 18 
Campo do Parque dos Pinheiros, a partir das 13h30min
Boca Juniors x Liverpool
Rui Barbosa x The Coca Fevers
Florentina x Tanque Cheio
Tapa Fácil x Sparta
100 Limites x Alfredão (feminino)

Campo da AABB, a partir das 13h30min
Ekballo x Fênix
Amigos do Peroza x Falcon Serrano
Sogima x Roma
Atlético União x Baile de Monique
Jorgitas x Cruzeiro (feminino)