Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Vindima 2013

Nesta semana praticamente encerramos mais uma safra de uva. E cada safra se caracteriza por momentos e situações que se diferenciam.

Nesta semana praticamente encerramos mais uma safra de uva. E cada safra se caracteriza por momentos e situações que se diferenciam. A colheita deste ano foi marcada por algumas preocupações e incertezas motivadas por vários fatores.
Antes da safra os comentários se referiam às dificuldades que teríamos em comercializar toda a produção. Com a diminuição da colheita entre 10% e 15%, toda a uva foi comercializada sem maiores dificuldades.
Agora nossa meta é de fazer com que o acordo sobre o pagamento da tabela da fruta estabelecida pelo governo em consenso com as indústrias seja efetivamente cumprido.
Neste ano o custo de produção, ao contrário do preço mínimo, teve aumento em relação a 2012, principalmente devido ao alto valor pago pela mão de obra.
O trabalho do produtor precisa ser valorizado. Sem uma justa remuneração e, consequentemente, sem renda, ninguém se mantém na atividade. O jovem que não tiver renda e perspectiva de um futuro com segurança não permanecerá no meio rural.
E se desejamos que o setor vitivinícola, especialmente os produtores de uva, possa inovar, melhorar cada vez mais a qualidade dos produtos e ser economicamente viável, sustentável e competitivo, deve gerar renda em todos os elos da cadeia.
Avaliação e planejamento
Nessa época pós-colheita é importante que todos os produtores de uva aproveitem a oportunidade para fazer uma avaliação dos pontos positivos e dos problemas enfrentados. E a partir do resultado da avaliação estabelecer as estratégias e definir as ações com o objetivo de qualificar cada vez mais a produção para obter melhores resultados do investimento feito durante o ano de trabalho, esforço e dedicação.
O melhor desempenho em qualquer atividade ou empreendimento depende de avaliação, planejamento e definição de estratégias. Na produção agrícola não é diferente. Se não fizermos em nossa propriedade as mudanças necessárias para sermos eficientes e competitivos, teremos sérias dificuldades de continuar na atividade e obter os resultados que pretendemos.
Dia internacional da mulher
Hoje o mundo todo comemora o Dia da Mulher. Por isso o STR quer homenagear a todas as mulheres trabalhadoras rurais com a seguinte mensagem:
“A beleza de uma mulher não está nas roupas que ela usa, na imagem que ela carrega, ou na maneira que ela penteia os cabelos. A beleza da mulher tem que ser vista a partir dos seus olhos, porque essa é a porta para o seu coração, o lugar onde o amor reside. A beleza da mulher não está nas marcas do seu rosto. Mas a verdadeira beleza numa mulher está refletida na sua alma, está no cuidado que ela amorosamente tem pelos outros, a paixão que ela demonstra. E a beleza de uma mulher com o passar dos anos apenas cresce!”
Parabéns para você, mulher, pelo seu Dia Internacional!