Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Vacina

Vacina
A segunda etapa da vacina contra a febre aftosa será aplicada neste mês de novembro. É importante que todos os proprietários de bovinos e bubalinos façam a vacinação, pois a febre aftosa é uma grave doença que pode causar muitos prejuízos à economia do Estado e principalmente aos agricultores familiares. Mesmo quem tem um só animal precisa vaciná-lo e comunicar o procedimento na Inspetoria Veterinária e Zootécnica. Os agricultores familiares enquadrados no Programa Nacional Fortalecimento Agricultura Familiar (Pronaf) com até 100 animais têm direito à vacina gratuita. Nosso município, segundo a coordenação do programa de Combate à Febre Aftosa, ficou com os menores índices de vacinação registrados no Estado. A vacina é indispensável para garantir a sanidade do rebanho.

Convênio

Mais um convênio foi celebrado nesta semana para atendimento dos associados. Desta vez foi com a psicóloga Rochele Pagnoncelli. Ela atende na Clínica Athena (Rua João Manoel, 1.620, sala 201, em Flores da Cunha), nas segundas-feiras, em horário normal de expediente. Os associados e dependentes que necessitarem do atendimento terão desconto especial.

Alho
Agradecemos a todos que participaram e colaboraram para o bom desempenho e o sucesso do 26º Encontro Nacional dos Produtores de Alho realizado no dia 25 de outubro. Mais de 500 produtores de cinco Estados e 20 municípios participaram da programação. Os temas debatidos foram de extrema importância e com certeza contribuirão para que os produtores sejam cada vez mais competitivos.

Eleições da Anapa
Na ocasião assumi a incumbência de coordenar os trabalhos da Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa), ciente dos inúmeros desafios que temos pela frente para bem representar, defender e valorizar a classe produtora. Recentemente obtivemos a conquista da renovação do direito antidumping, que foi uma grande vitória da Anapa, porém, a conjuntura atual exige que estejamos sempre atentos, pois diversos são os interesses que permeiam o setor do alho.
Manter o produto na Lista de Exceções da Tarifa Externa Comum (Letec), concluir o processo da Ação de Descumprimento do Princípio Fundamental (ADPF) que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF), combater as liminares, a triangulação e o subfaturamento são alguns dos desafios da Associação nos próximos anos para fortalecer a cadeia produtiva nacional, produzindo com qualidade e dentro dos padrões exigidos pelo mercado. A cadeia produtiva do alho só será reconhecida e valorizada se tivermos consciência que cada um tem seu papel a desempenhar. Por isso, nosso apelo para continuarmos unidos em busca de nossos objetivos.
Faremos o possível e não mediremos esforços para levar adiante essa árdua luta na defesa da classe produtora nacional. Estaremos sempre à disposição de todos os produtores para acatar sugestões e ideias que venham a contribuir para o fortalecimento e a sustentabilidade do setor.