Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Vacina contra a febre aftosa

A imunização é obrigatória para os bovinos e bubalinos de zero a 24 meses de idade, com o objetivo de proteger o rebanho contra esta doença grave, altamente contagiosa e responsável por grandes prejuízos econômicos e sociais.

Vacina contra a febre aftosa
Considerando a importância de mantermos o RS livre da febre aftosa, informamos que em novembro o Departamento de Defesa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi-RS) realiza mais uma campanha de vacinação. Salientamos que a imunização é obrigatória para os bovinos e bubalinos de zero a 24 meses de idade, com o objetivo de proteger o rebanho contra esta doença grave, altamente contagiosa e responsável por grandes prejuízos econômicos e sociais.
Para a etapa de novembro, o Departamento de Defesa Agropecuária disponibiliza 2 milhões de doses aos produtores inscritos no Programa Nacional de apoio à Agricultura Familiar (Pronaf) ou no Programa Estadual de Desenvolvimento da Pecuária de Corte Familiar (Pecfam), que possuírem até 30 bovinos e/ou bubalinos no seu rebanho.
Os demais produtores deverão adquirir as doses necessárias para a vacinação em casas agropecuárias credenciadas pela Seapi-RS. Após a aplicação, todos os produtores deverão fazer a comprovação com a apresentação da nota fiscal de compra e declaração da quantidade de animais vacinados, por categoria, nas Inspetorias de Defesa Agropecuária.
Orientamos os agricultores e pecuaristas familiares a procurarem a Inspetoria Veterinária para solicitarem as doses gratuitas das vacinas e/ou comprovar a imunização. O prazo máximo para a comprovação é de cinco dias úteis, após o término da etapa, que se encerra em 30 de novembro.
Lembramos que os produtores que não realizarem e comprovarem a imunização do rebanho no período estabelecido serão autuados conforme determinação do Decreto Estadual nº 52.434/2015.

Festa dos Aposentados
O STR de Flores da Cunha e Nova Pádua programou para o dia 5 de dezembro a 21ª Festa dos Aposentados no salão paroquial de Flores da Cunha. Com expectativa de público de 700 pessoas, a programação inicia às 10h30min com missa na Matriz, seguida de almoço no salão. À tarde, haverá show com Negão da Gaita, além do sorteio de prêmios das mensalidades e distribuição de brindes. A festa tem como objetivo valorizar os aposentados e reconhecer o trabalho e a contribuição deles à sociedade. O Sindicato manifesta de forma concreta o respeito e admiração que tem pela categoria e, por isso, há 21 anos homenageia essa brava gente que com seu suor e luta transformou a região. Associado: participe dessa festa. Adquira seu ingresso junto ao líder de sua comunidade.