Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Tecnovitis

O ônibus gratuito sairá às 8h do dia 7 de dezembro, em frente à Prefeitura de Flores da Cunha.

A verdade sobre a reforma da Previdência
Ao contrário do que diz a propaganda do governo federal veiculada nos últimos dias nas redes de televisão, a reforma da Previdência não irá excluir os rurais. Conforme a emenda apresentada à PEC 287, os segurados especiais terão que comprovar 180 contribuições mensais para garantir o direito à aposentadoria. A exigência prejudica os agricultores que reivindicam a manutenção do atual sistema de recolhimento à Previdência Social, que é sobre a comercialização via Bloco do Produtor. Sabemos que a produção agrícola é sazonal, assim como a renda do produtor. Como vão conseguir contribuir quando houver frustração de safra? Esse modelo é excludente e vai impedir que grande parte dos agricultores consiga ter acesso aos benefícios.
No novo texto encaminhado ao Congresso, a idade mínima para os agricultores e agricultoras foi mantida em 60 e 55 anos respectivamente, mas a matéria segue com poucas chances de ser aprovada. O governo mente quando diz que os trabalhadores rurais ficarão fora da reforma. E os assalariados urbanos e rurais serão prejudicados com o aumento da idade mínima para 65 anos os homens e 62 anos as mulheres. O governo está fazendo uma maquiagem na tentativa de ludibriar a opinião pública e conseguir convencer os deputados, mas os pontos centrais não foram alterados e os direitos dos trabalhadores permanecem ameaçados, enquanto que os privilégios e as altas e precoces aposentadorias não serão afetadas.
Diante dessa situação a mobilização deve ser retomada com força total. Não podemos deixar esse projeto avançar. Se o governo quer aumentar a arrecadação e cortar despesas, que cobre os sonegadores, reveja os incentivos para grandes empresas e o pagamento da dívida pública que consome 44% do orçamento da União e, principalmente, acabe com a corrupção.

Tecnovitis
Informo a todos os interessados em participar da Tecnovitis 2018, evento ligado ao setor vitivinícola com exposição de máquinas, equipamentos e produtos agrícolas, que junto às entidades ligadas ao setor agrícola do município, o STR organiza uma excursão para visitação. O ônibus gratuito sairá às 8h do dia 7 de dezembro, em frente à Prefeitura de Flores da Cunha. Interessados devem se inscrever até o dia 4 de dezembro. Mais informações junto ao STR e pelo telefone 3292.7500.

Férias coletivas
Comunico aos associados que o STR estará de férias coletivas a partir do dia 22 de dezembro, retornando às atividades no dia 2 de janeiro de 2018. Portanto, os que necessitam de algum tipo de atendimento devem providenciá-lo antes desse período.