Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Sucessão rural

Nos últimos 10 anos, mais de 276 mil agricultores gaúchos deixaram a zona rural em busca de melhores oportunidades nos grandes centros urbanos.

Nos últimos 10 anos, mais de 276 mil agricultores gaúchos deixaram a zona rural em busca de melhores oportunidades nos grandes centros urbanos. Essa desistência do meio rural tem como resultado direto a falta de sucessores na atividade em mais de 45 mil famílias no Estado.
Como consequência disto, temos o risco da produção de alimentos. Isso é um alerta, pois os pequenos agricultores familiares são referência na produção de, em média, 70% dos alimentos que chegam à mesa da população.
Educação rural
A falta de educação específica, direcionada às necessidades do campo, é um dos principais fatores para esta redução. São poucas as pessoas com menos de 20 a 25 anos encontradas no meio rural, principalmente nos municípios menores.
No Rio Grande do Sul, segundo dados do IBGE, entre 2000 e 2010 a população de 254 municípios gaúchos com até 10 mil habitantes diminuiu. Uma nova educação, garantia de renda e infraestrutura no meio rural, são determinantes para assegurar o futuro da agricultura.
Suprir a carência de transporte escolar, a falta de laboratórios e de computadores e adequar o currículo à realidade rural são alguns fatores educacionais que deveriam ser trabalhados para garantir uma educação adequada. Além disso, é de fundamental importância uma política estadual de incentivo a um modelo de ensino diferenciado para o meio rural.
É necessário mesclar formação teórica e aplicação prática dos conhecimentos e, nesse sentido, as escolas agrícolas e as casas familiares rurais têm papel primordial na mudança da vida dos jovens no meio rural.
Reunião de liderança
O STR reúne seu quadro de liderança e membros da diretoria na próxima segunda-feira, dia 12 de novembro, a partir das 13h30min, em seu novo auditório. Na pauta, os seguintes assuntos: escolha dos delegados do 10º Congresso Nacional dos Trabalhadores Rurais; apresentação da previsão orçamentária para 2013; e avaliação e planejamento das atividades e preparação da programação da 18ª Festa do Aposentado.
Salientamos a importância da participação de, no mínimo, um representante de cada comunidade de Flores da Cunha e Nova Pádua no encontro.