Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Sucessão familiar

É fundamental considerar a importância da agricultura familiar para a humanidade e a necessidade de sua continuidade para a produção de alimentos para garantir a soberania e a segurança alimentar para o planeta.

Sucessão familiar
Cada vez mais precisamos refletir sobre o tema sucessão familiar no meio rural e construir um processo de aproximação para fortalecer o papel do jovem na vida das famílias e propriedades rurais. É fundamental considerar a importância da agricultura familiar para a humanidade e a necessidade de sua continuidade para a produção de alimentos para garantir a soberania e a segurança alimentar para o planeta. A falta de sucessão familiar se constitui numa ameaça à continuidade da produção de alimentos. Este tem sido o tema de inúmeros debates nos últimos tempos.
Porém, os discursos nem sempre se constituem em ações efetivas e práticas que contribuem para de fato acontecer o processo da sucessão. Nesse sentido, entendemos que é preciso definir ações estratégicas com atitude e comprometimento dos entes envolvidos nessa questão. O engajamento e a parceria das entidades e do governo são essenciais para atingir os objetivos. É preciso ainda ampliar o debate e as parcerias, compartilhar as experiências exitosas e criar políticas públicas específicas para a juventude rural visando o desenvolvimento e a estruturação do interior. Valorizar o jovem proporcionando-lhe oportunidades para que o mesmo se sinta motivado a continuar no campo é um desafio urgente.

28º Encontro do Alho
Os cerca de 400 produtores presentes no 28º Encontro Nacional dos Produtores de Alho realizado no dia 23 no salão paroquial de Ipê, tiveram oportunidade de obter informações sobre temas importantes relacionados à cultura do alho. Mercado, novas tecnologias e custo de produção foram os assuntos centrais do evento. Na oportunidade foi eleita a nova diretoria da Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa) e da Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (Agapa) para o triênio 2015-2018 e apresentado o relatório de atividades de 2015.
O encontro foi positivo porque proporcionou momentos de troca de experiências entre agricultores dos seis maiores estados produtores do país. Agradeço a presença de todos os produtores e aos parceiros que colaboraram para a realização do Encontro, de modo especial à Prefeitura de Ipê, à Agapa e à Anapa.