Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

STR presente na Expointer

A 34ª edição da Expointer, maior feira agropecuária da América Latina...

A 34ª edição da Expointer, maior feira agropecuária da América Latina, inicia neste sábado, dia 27, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A exemplo dos anos anteriores, os STRs, na condição de co-promotores, estarão presentes com suas agroindústrias no Pavilhão da Agroindústria Familiar e na Casa da Fetag com um estande institucional. São 125 agroindústrias que estarão mostrando e comercializando seus produtos a milhares de compradores. A estimativa é de que mais de 10 mil agricultores visitem a Expointer.
Vários eventos estão programados pelos STRs que buscam conhecimentos e novas tecnologias. Além disso, a visita aos diversos pavilhões possibilitará também a oportunidade de verificar a evolução da agropecuária. O ônibus com a comitiva do STR de Flores da Cunha e Nova Pádua sairá às 6h do dia 31 de agosto, em frente ao Sicredi. A volta está prevista para as 18h.
Marcha das Margaridas
A presidente Dilma participou, no dia 17 de agosto, do encerramento da Marcha das Margaridas, em Brasília. Ela fez questão de fazer alguns anúncios em resposta às reivindicações das trabalhadoras que realizaram a maior manifestação da história, com a participação de cerca de 70 mil mulheres. O que a presidente da República disse:
Saúde: ela prometeu a construção de 16 unidades básicas de saúde fluviais (oito em 2011 e oito em 2012). Até 2012, assegurou a implantação de 10 centros de referência para a saúde do trabalhador do campo, além da implantação da rede cegonha para reduzir a mortalidade materna e infantil. Exames preventivos de câncer de útero e mama, construção de um mapa de saúde das populações do campo e da floresta e plano integrado de vigilância da saúde da população exposta a agrotóxicos também foram anunciados.
Merenda escolar: o governo comprometeu-se a aumentar o limite de venda por família e adotar medidas que estabeleçam maior parceria entre municípios e Estado para ampliar a compra de merenda escolar proveniente da agricultura familiar. Será feito um esforço para que o percentual de 30% seja atingido.
PAA: os grupos e associações de mulheres terão direito a uma cota de 5% do total de produtos vendidos ao governo diretamente, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Crédito: maior participação das mulheres na questão financeira, com 30% para seu uso exclusivo.
Educação: garantia de que as crianças do campo terão acesso a creches de qualidade. Será criado um grupo de trabalho interministerial que vai estabelecer critérios que respeitem as diferenças entre educação urbana e rural. Prometeu um efetivo programa de educação no campo, determinando que o respectivo ministério atenda de forma integrada todos os segmentos que vivem no meio rural, com o acesso a livros didáticos e a alfabetização de adultos.
Violência: enfrentamento à violência contra as mulheres e punição dos agressores, com instalação de 10 unidades móveis para atendimento às vítimas.