Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

STR 55 anos

O enfoque maior do Sindicato é o de aperfeiçoar e consolidar esses instrumentos de política agrícola para garantir renda, qualidade de vida, o fortalecimento da agricultura familiar e lutar pela manutenção dos direitos previdenciários.

STR 55 anos
Ontem, quinta-feira, o STR completou 55 anos de fundação. Foi no dia 27 de abril de 1962 que um grupo de 87 agricultores se reuniu no salão paroquial de Flores da Cunha para, conforme consta no edital e na ata de fundação, “convocar todos os trabalhadores rurais residentes no município para reunião de fundação do Sindicato para a defesa da coletividade e formulação do pedido de reconhecimento e investidura sindical” e “resolverem sobre a fundação e legalização do Sindicato dos Trabalhadores Rurais”.
A partir daquele ato, foi criada a organização dos produtores que passou a atuar na defesa dos interesses da categoria. No início a luta maior foi na busca do atendimento na área da saúde. Em seguida, a atuação da entidade foi na conquista dos benefícios previdenciários. Após essa fase, o envolvimento e a reivindicação maior da organização dos trabalhadores foi para a concretização de programas e políticas públicas de incentivo aos preços dos produtos, ao crédito agrícola, ao seguro e à comercialização da produção.
O enfoque maior do Sindicato é o de aperfeiçoar e consolidar esses instrumentos de política agrícola para garantir renda, qualidade de vida, o fortalecimento da agricultura familiar e lutar pela manutenção dos direitos previdenciários. É importante salientar que essas conquistas obtidas pela categoria foram fruto de muitas mobilizações, passeatas e manifestações públicas, reunindo milhares de agricultores.
Nessa trajetória, contamos com a participação e colaboração de muitos que doaram parte de seu tempo em prol da categoria. Certamente sem essa contribuição o STR não teria chegado a esse nível de organização e credibilidade e não teria uma estrutura sólida de representação dos trabalhadores a qual hoje usufruímos.

Missão
Durante esses 55 anos, a entidade procurou sempre com muita seriedade e responsabilidade desempenhou sua missão de representar a categoria dos trabalhadores rurais, visando a organização, o crescimento e o desenvolvimento sustentável, cujo objetivo é a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Atuou sempre em parceria com outras entidades na formação e capacitação de produtores por meio de eventos, cursos e viagens técnicas para tornar a atividade agrícola rentável, competitiva e moderna.
Por isso, agradeço o empenho e a dedicação de todos os que deram sua contribuição durante esses 55 anos de história. A todos o meu reconhecimento e gratidão. E fica o apelo para que todos da categoria continuem apoiando os projetos e ações que o STR desenvolve para valorizar a vida dos agricultores familiares e defender seus direitos para promover a justiça e a igualdade social.
Nessa data importante fica minha homenagem a todos os associados por sua enriquecedora contribuição ao nosso projeto durante essas cinco décadas e meia. Reafirmo o compromisso de continuar desempenhando meu papel de unir cada vez mais nossa categoria em prol do bem comum.
STR de Flores da Cunha e Nova Pádua: 55 anos de lutas e conquistas.