Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Solicitação de audiência

Há mais de seis meses estamos reivindicando o pagamento da subvenção do prêmio, porém, até agora o governo federal só prometeu e nada cumpriu.

Solicitação de audiência
Nessa semana solicitei audiências em Brasília com o ministro da Casa Civil, Jacques Wagner; com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias; e com a ministra da Agricultura, Katia Abreu para tratar os seguintes temas:
– Relato de situação dos agricultores familiares em consequência das enormes perdas provocadas pelas intempéries;
– Seguro Rural 2015-2016;
– Subvenção do prêmio do seguro rural safra 2016-2017.
Estou fazendo o possível para pedir apoio dos diversos ministérios para amenizar os prejuízos dos produtores. Esperamos que o governo se sensibilize e pague de uma vez por todas a parte do seguro que lhe cabe. Caso não houver solução, não descartamos a possibilidade de realizar manifestaçções. Há mais de seis meses estamos reivindicando o pagamento da subvenção do prêmio, porém, até agora o governo federal só prometeu e nada cumpriu.

Demandas
Além dos temas acima abordados, o STR trabalha outras demandas para valorização e o fortalecimento dos agricultores familiares:
– Manutenção dos benefícios previdenciários;
– Prorrogação do prazo para pagamento dos empréstimos bancários, especialmente do Pronaf, cuja capacidade de pagamento está comprometida pela elevação dos juros e pelas perdas de safra;
– Recursos para habitação rural;
– Crédito fundiário para compra de terras;
– Flexibilização das novas exigências do Crea para compra e aplicação de agrotóxicos;
– Proibição de importação à granel de sucos, vinhos e mostos;
– Suspensão da Nota Eletrônica;
– Recursos para SUS e energias alternativas, entre outras.
O STR está sempre atento às demandas dos agricultores, a procura de soluções dos problemas vividos pela categoria.