Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Sinal de alerta

A Fetag/RS cumpriu diversas agendas em Brasília para tratar da ampliação das medidas de amparo às famílias gaúchas atingidas pela estiagem, do destravamento do Plano Safra 2021/2022 e do Plano Safra 2022/2023

A Fetag/RS cumpriu diversas agendas em Brasília para tratar da ampliação das medidas de amparo às famílias gaúchas atingidas pela estiagem, do destravamento do Plano Safra 2021/2022 e do Plano Safra 2022/2023.
No Ministério da Agricultura, a audiência foi com o secretário de Política Agrícola. A pauta discutida foi acerca da importância de ampliar os recursos de equalização para o Pronaf, na próxima safra, pois, nos últimos três anos, o agricultor não conseguiu financiar os investimentos por falta de equalização, que terminou na metade do período previsto. O problema está se repetindo agora, já que as contratações do Pronaf Investimento foram interrompidas no final de 2021 e, até agora, seguem paradas.
Também foi realizada audiência com o diretor do Crédito Fundiário e com o coordenador-geral do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar, em que foi cobrado mais agilidade no andamento dos projetos do Terra Brasil, ainda represados, e a adequação no sistema do CAF, para que se inicie a safra de 2022/2023 sem problemas para a emissão do cadastro.
O governo está tratando as demandas com extrema lentidão. Os agricultores não podem esperar mais para contratar as suas operações do Plano Safra 2021/2022 e ainda não há nada definido sobre a próxima safra. 
O mesmo acontece no que se refere à ampliação das medidas de amparo aos agricultores atingidos pela estiagem, pois mesmo com o retorno das chuvas, os reflexos dela ainda irão perdurar para o próximo ano. É hora de mobilização por parte dos Sindicatos e das Federações, pois o cenário é desanimador para o que está se vislumbrando para a taxa de juros, o Proagro e os tetos de enquadramento e financiamento para o futuro.

10º Encontro de Mulheres
Será realizado, no próximo dia 22, no auditório do STR, a partir das 13h30min, o 10º Encontro das Mulheres Trabalhadoras Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua, com o objetivo de promover a integração e a troca de informações entre as mulheres trabalhadoras rurais. 
Programação
14h – Palestra de motivação e espiritualidade, com Frei Jaime Bettega.
16h – Coquetel de confraternização.
Sugere-se a doação de 1 kg de alimento não perecível ou produto de higiene, que serão destinados ao Projeto Mão Amiga. Convidamos todas para participarem de mais esse evento. 

19ª Jornada Vitícola
Após dois anos, a Jornada Vitícola volta a ser realizada, e chega em sua 19ª edição.
A Jornada visa a qualificação da produção de uva, a avaliação, o planejamento e a motivação dos produtores. Tem ainda como meta informar e orientar os produtores e repassar dados e informações sobre a atual situação do setor vitivinícola.
O evento, nesse ano, acontecerá no salão paroquial de Flores da Cunha, no dia 15 de julho, com início às 9h. Convidamos todos os viticultores para participar.