Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Serviços, benefícios e convênios:

Com uma estrutura organizada por departamentos e um quadro de funcionários preparados, o Sindicato oferece inúmeros serviços, convênios e benefícios ao quadro social

Com uma estrutura organizada por departamentos e um quadro de funcionários preparados, o Sindicato oferece inúmeros serviços, convênios e benefícios ao quadro social. Dentre os principais serviços oferecidos estão o Cadastro do ITR, Cadastro Vitícola, Declaração de IR, Planos de Saúde, Declaração CEASA, Assessoria Jurídica, Assistência Técnica, Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), renovação de talões de produtor, além do Convênio COBAN para a elaboração de Projetos de Custeio e  Investimento. Possui diversos convênios com farmácias, óticas, clinicas odontológicas, seguradoras, postos de combustíveis e com vários profissionais na área da saúde. 
O STR é a entidade que através de sua mobilização, organização e luta, conquistou os benefícios da previdência social para os agricultores. É o órgão credenciado junto ao INSS para encaminhar os benefícios da aposentadoria, acidente de trabalho, auxílio doença, salário maternidade e pensão para viúvos(as). A idade dos homens, de 60 anos, e das mulheres, de 55 anos para a aposentadoria, foi mantida e não elevada em cinco anos como pretendia o Governo na Reforma da Previdência, graças ao trabalho e a luta do sindicato. 
Hoje os agricultores têm acesso a várias políticas públicas: Pronaf e seguro agrícola  com juros e valores subsidiados, crédito fundiário, financiamento para habitação rural e compra de terras, com condições especiais, programas que facilitam o acesso ao mercado para comercialização dos  produtos primários “in natura” e industrializados.
O Sindicato também disponibiliza todas as orientações e informações sobre os mais variados temas relacionados ao meio rural. Além disso, o STR é a legítima entidade que luta e defende os direitos e interesses de toda a categoria.

Benefícios Previdenciários 
 
O STR manteve contato nessa semana com o INSS para expor os problemas e solicitar uma solução urgente no que se refere ao encaminhamento dos benefícios previdenciários. Os processos de solicitação estão represados e atrasados. A demora na concessão da aposentadoria e demais benefícios aos trabalhadores rurais passa de três meses. Esperamos que nos próximos dias tenhamos uma solução para esses problemas. 

Atualização do Cadastro Vitícola 2020:

O STR comunica novamente aos produtores de uva que por ventura ainda não fizeram o Cadastro Vitícola, que por determinação do Ministério da Agricultura, todos deverão atualizar o Cadastro Vitícola da Safra 2020 e 2021.Os que fizeram o cadastro 2020 e que já encerraram a colheita, deverão agendar horário para realizar o cadastro dessa safra de 2021. O atendimento será oferecido mediante agendamento de horário. No ato do agendamento serão informados sobre os documentos necessários para o cadastramento.