Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Seminário

O 4º Seminário Agroindustrial abordará energias alternativas e produção orgânica, com os palestrantes Odacir Klein (diretor do BRDE) e um representante da Emater-RS/Ascar.

Feira Agroindustrial
Pelo 4º ano o STR, em parceria com a Emater-RS/Ascar, a Secretaria e o Conselho Municipal da Agricultura, promove a Feira Agroindustrial que ao longo do tempo se posicionou definitivamente no cenário regional, estadual e nacional e se consolidou na geração de negócios. O evento, que iniciou no último final de semana e vai até 27 de março, tem como objetivo proporcionar aos pequenos empresários rurais proprietários das agroindústrias a oportunidade ímpar de estarem em contato com milhares de visitantes e comercializarem seus produtos. A agroindústria é, sem dúvida, um setor revestido de um potencial cada vez mais promissor e faz com que o desenvolvimento do agronegócio seja um motivador para permanência do jovem no interior e fortaleça a geração de renda, emprego e arrecadação de impostos.

Seminário
Além da 4ª Feira Agroindustrial, será realizado o 4º Seminário da Agroindústria Familiar, programado para o dia 19 de março. Esta edição abordará energias alternativas e produção orgânica, com os palestrantes Odacir Klein (diretor do BRDE) e um representante da Emater-RS/Ascar. Todos estão convidados. Com esses temas atuais, pretendemos estabelecer o debate e a reflexão com os agricultores sobre as novas alternativas e motivá-los a introduzirem em suas propriedades as inovações e melhorias necessárias para tornarem a produção mais eficiente, rentável e sustentável, primando sempre pela qualidade e sanidade dos produtos.

Exposição
Os visitantes, principalmente os produtores rurais, terão ainda oportunidade de conhecerem novas tecnologias sustentáveis que envolvem o processo produtivo, desde o sistema de captação de energia solar, plasticultura, culturas protegidas, entre outros, e a exposição de máquinas e equipamentos agrícolas. Nesta edição a novidade será a demonstração do protótipo da primeira máquina do Brasil para a colheita da uva no sistema latada e a máquina para plantio de mudas de cebola. Isso tudo proporciona aos produtores conhecimentos e informações sobre as novidades do agronegócio brasileiro.