Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Seminário sobre agroindústrias

Acontece nesse sábado, dia 3 de março, no auditório do STR...

Acontece nesse sábado, dia 3 de março, no auditório do STR, a partir das 8h30min, o Seminário sobre Agroindústria Familiar. O evento é uma promoção do STR, Emater, Secretaria de Agricultura e Conselho Municipal da Agricultura e se insere na programação da Mostra Flores e Feira Agroindustrial.
A programação inicia com palestra sobre a organização das agroindústrias familiares no Rio Grande do Sul, proferida pelo presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura. Outro tema, abordado pelo coordenador do Centro da Agroindústria Familiar, será sobre a legislação, funcionamento do Centro de Treinamento de Fazenda Souza e instalação das agroindústrias.
Como último painel do seminário, será apresentado o case de mercado com o Secretário da Agricultura de Garibaldi. Reforçamos o convite e ressaltamos a importância da participação nesse evento que se constitui numa oportunidade ímpar para ampliar os conhecimentos sobre o tema.
Safra da uva promete ser das melhores
A safra 2012 apresenta um diferencial se comparada com as demais. A qualidade está animando a todos, agricultores, enólogos e indústrias do Estado. Segundo as estimativas, será uma das melhores de toda a história, superando talvez a de 2005, que foi excelente. O inverno rigoroso, a primavera com clima adequado favorecendo uma boa floração e o verão com pouca chuva, calor e predominância do sol. Isso tudo encaminha essa safra para uma qualidade excepcional.
A uva apresenta boa graduação e acidez equilibrada. Os vinhos deverão apresentar melhores aromas, cor e sabor. Os sucos também terão mais cor e menor acidez que nos outros anos. Da mesma forma os espumantes deverão ser excelentes. Todos estão muito satisfeitos, pois com matéria-prima de qualidade todos ganham e ficam satisfeitos, desde o produtor até o consumidor final.
Acordo
Além da melhor qualidade, essa safra teve outro fato importante: o acordo do preço mínimo da uva com a valorização da qualidade e o aumento de 10% em relação ao ano passado, repondo com isso a inflação e um ganho real de 3%. Esses fatos devem nos incentivar e nos levar a trabalhar com mais ânimo, eficiência e profissionalismo. Deve também nos impulsionar para investir em novas tecnologias, modernizando nossos vinhedos, adotando boas práticas agrícolas para termos mais rentabilidade e, com isso, garantirmos um futuro melhor para todos. Os produtores estão fazendo sua parte. Esperamos que todos cumpram com o que foi combinado.