Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Sem vacinação

Rio Grande do Sul é reconhecido como zona livre de febre aftosa

O Comitê Científico da Organização Mundial da Saúde Animal concluiu mais uma etapa do processo e reconheceu o Estado do Rio Grande do Sul como zona livre de febre aftosa sem vacinação. O status conquistado coloca a pecuária gaúcha num novo patamar no cenário internacional e dispensa os proprietários de animais desse ônus que a cada ano eram obrigados a vacinar o rebanho contra a febre aftosa. Esse é o resultado do trabalho conjunto de várias entidades do agronegócio.

Atualização do Cadastro Vitícola
Assim que a situação da pandemia permitir, o STR dará continuidade aos trabalhos relativos ao Cadastro Vitícola da safra 2020 e safra 2021. Lembrando que o atendimento, quando reiniciado, será mediante agendamento de horário, conforme calendário das comunidades chamadas a ser divulgado oportunamente.

Declaração de IR 2020
A Receita Federal estabeleceu os critérios e o prazo para fazer a declaração do IRF do exercício de 2020.  Deverão fazer a declaração todos os agricultores que no ano de 2020 tiveram um faturamento agrícola bruto acima de R$ 142.798,50, e/ou possuem patrimônio acima de R$ 300 mil. O prazo vai até o dia 30 de abril de 2021.
Informações sobre agendamento, documentação e demais procedimentos para a declaração pelo telefone (54) 3292.7500 / 99255.7303.

Mercado e produção de alho safra 2021
A área de plantio de alho prevista para a próxima safra indica um incremento de 15% em relação ao ano passado que deverá passar de 14 para 16 mil hectares em todo país.
Os maiores aumentos deverão ocorrer na região do Cerrado (Minas Gerais, Goiás e no Distrito Federal) que estão em fase de plantio desde o início desse mês. No sul, a tendência é de se manter a mesma área cultivada em 2020, cujo plantio inicia em maio e junho.
O mercado do alho até o momento está muito parecido ao do ano passado, com relação aos preços pagos aos produtores nacionais. Os valores caíram no final do ano e voltaram a subir nos primeiros meses desse ano. A previsão é de que a partir de abril deverá haver menor oferta de alho e o preço tenderá aumentar.
A fonte dessas informações é da assessoria técnica da Associação Nacional dos Produtores de Alho - ANAPA.