Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Seguro rural

Uma das ideias é buscar um formato que garanta não só o custeio da safra, mas também a renda do agricultor em caso de problemas com a lavoura.

Seguro rural
O modelo de seguro rural utilizado no país precisa ser revisto. Uma das ideias é buscar um formato que garanta não só o custeio da safra, mas também a renda do agricultor em caso de problemas com a lavoura. Atrasos nos pagamentos às seguradoras têm causado prejuízos e gerado incertezas. Pelo modelo atual de subvenção do seguro, o governo federal se compromete a pagar parte do valor da apólice, o chamado prêmio. Porém, com os constantes contingenciamentos de recursos do orçamento, a dívida acaba sobrando para o agricultor.
Os produtores de uvas e outras frutas do Rio Grande do Sul tiveram um problema sério. Além do prejuízo da safra, alguns precisaram pagar a diferença dos subsídios que foram retirados em função da queda do orçamento. Foi um duplo prejuízo: aumentou o custo e perderam a safra. O volume de recursos, os prazos e os percentuais de subvenção das apólices por parte do governo federal estão entre as principais queixas dos produtores. Descumprimento de contratos, falta de conhecimento atuarial, inadequação dos produtos às necessidades, ausência de fundo garantidor eficiente são outros entraves para a consolidação do seguro rural.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento afirmou que o governo tem se esforçado para quitar as dívidas contraídas com as seguradoras. Foram pagos R$ 190 milhões no começo de 2016. Ficaram ainda pendentes R$ 271 milhões que não foram pagos. Produtores com menor capacidade e também de regiões mais vulneráveis precisam ter essa subvenção do governo.

Cadastro Vitícola
O STR de Flores da Cunha e Nova Pádua comunica a todos os produtores de uva que por determinação do Ministério da Agricultura, todos são obrigados a atualizar o Cadastro Vitícola 2016. Os produtores devem apresentar os seguintes documentos: comprovante do Cadastro de 2015, CPF do declarante e relação da produção de uvas da safra 2016 separadas por variedade. Por determinação da Embrapa Uva e Vinho, não é mais necessária a apresentação dos Talões de Produtor. Confira os calendários: em Flores da Cunha, 20/6 – São João e São Valentin; 21/6 – São Cristóvão e São Gotardo; 22/6 – Linha 60; 23/6 – Linha 80; 24/6 – São Francisco, Nova Brasília e Santa Justina; em Nova Pádua: 20/6 – Divisa; 21/6 – Barra; 22/6 – Mützel; 23/6 – Leonel; 24/6 – Bonito.