Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Seguro Agrícola

O Plano Agrícola 2013/2014 prevê mais crédito rural e aumento de recursos para o prêmio de subvenção do seguro rural.

O Plano Agrícola 2013/2014 prevê mais crédito rural e aumento de recursos para o prêmio de subvenção do seguro rural. Os recursos para o programa de subsídio ao seguro foi ampliado para R$ 700 milhões, praticamente dobrando o valor da safra passada. Com isso o governo passa a bancar 60% do valor do seguro contratado pelo produtor, diminuindo o peso final nas despesas da lavoura. Apesar do custo do seguro agrícola ser oneroso, é importante que o produtor proteja sua plantação, pois assim terá menos riscos de perda da produção por eventuais intempéries. No Brasil o percentual de lavouras protegidas é baixo: somente 9% das lavouras e das culturas permanentes têm algum tipo de seguro.
Em 2012 somente 5,2 milhões de hectares contaram com adesão ao seguro da safra. A expectativa nesse ano é de assegurar área superior a 10 milhões de hectares e beneficiar 96 mil produtores. No setor da uva também a adesão ao seguro é baixa, pois somente cerca de 30% dos produtores aderem ao programa.
É importante pensar bem antes de decidir por não aderir ao seguro, pois em caso de perda da lavoura os prejuízos podem ser elevados, causando com isso sérios problemas para economia das famílias.
Imposto Territorial Rural – ITR 2013
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) informa que realizará a declaração do Imposto Territorial Rural (ITR) 2013. A documentação deve ser apresentada por pessoas físicas ou jurídicas que sejam proprietárias, titulares ou possuidoras de qualquer título, inclusive usufrutuárias de imóvel rural. Para isso devem ser apresentados no STR os seguintes documentos: Carteira de Identidade, CPF, CCIR (Incra 2009), escritura (em caso de compra ou venda de imóveis rurais) e declaração do Imposto de Renda 2013.
O prazo para efetuar a declaração do ITR 2013 vai até 30 de setembro. As pessoas que não o fizerem dentro do prazo pagarão multa a ser emitida pela Receita Federal. Confira o calendário:
Em Flores da Cunha
Dia 09/09, segunda – São João e São Valentin.
Dia 10/09, terça – São Cristovão e São Gotardo.
Dia 11/09, quarta – Linha 60 e Nova Brasília.
Dia 12/09, quinta – Linha 80.
Dia 13/09, sexta-feira – Travessão Carvalho.
Em Nova Pádua
Dia 09/09, segunda – Travessão Accioli.
Dia 10/09, terça – Travessão Divisa.
Dia 11/09, quarta – Travessão Barra.
Dia 12/09, quinta – Travessão Mützel.
Dia 13/09, sexta – Travessão Leonel.