Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Saiba mais sobre Meio Ambiente

Reserva legal: Conforme a lei atual, é uma parte da propriedade que servirá para preservar o ecossistema (espécies existentes no local).

Reserva legal: Conforme a lei atual, é uma parte da propriedade que servirá para preservar o ecossistema (espécies existentes no local). No Rio Grande do Sul o percentual determinado é de 20% da propriedade. Esta área não pode ser somada com a Área de Preservação Permanente (APP). A reserva legal só estará constituída após a averbação no cartório de registro de imóveis, sendo que esta área deverá ser isolada, não podendo ser utilizada.

APP – Área de Preservação Permanente:
São áreas de terra que não podem ser utilizadas para qualquer finalidade, onde mesmo o agricultor sendo proprietário fica impedido de plantar ou construir, devendo deixá-la intacta. São APPs: - As beiras de rios ou quaisquer cursos d’água no seu nível mais alto, considerando-se as seguintes metragens: 30 metros em cada margem para rios e cursos d’água com menos de 10 metros de largura; 50 metros em cada margem para rios de 10 a 50 metros de largura; 100 metros em cada margem para rios de 50 a 200 metros de largura; 200 metros em cada margem para rios de 200 a 600 metros de largura; 500 metros em cada margem para rios com largura superior a 600 metros. - Ao redor de lagos, ou reservatórios de água naturais ou artificiais. - As nascentes, “olhos d’água” qualquer que seja a topografia, num mínimo de 50 metros de largura. - Os topos de morros, montes, montanhas e serras. - As encostas com declividade superior a 45 graus.- As restingas, como fixadoras de dunas ou estabilizadoras de mangues.

Programa de saúde da mulher

O STR em parceira com o Círculo promove o Programa de Saúde da Mulher. Este programa foi desenvolvido especialmente para as mulheres, visando o cuidado e a proteção à sua saúde. Além de palestras com especialistas em saúde da mulher, será oferecido também o Check-up Feminino Gratuito, um programa inovador que vai surpreendê-la. Para que conheçam melhor todos estes benefícios, convidamos a todas as associadas ao Círculo a participar das palestras sobre saúde da mulher, que realizar-se-ão: - Dia 17 de maio, às 15h, no salão paroquial de Nova Pádua. Palestrante: Dr. Evandro Vanti Gonçalves – ginecologista e obstetra. - Dia 18 de maio, às 15h, no salão paroquial de Flores da Cunha. Palestrante: Drª Maíra Zapparoli – ginecologista e obstetra. Ao final das palestras será realizado o Check-up Feminino Gratuito. Esperamos contar com a presença de todas as mulheres associadas ao Círculo.

Vacinação contra a febre aftosa
Inicia no próximo dia 3 de maio a Campanha Estadual da Vacinação contra a febre aftosa para os bovinos e bubalinos de todas as idades. O calendário com as datas e as localidades que será entregue a vacina está disponível em todas as comunidades. No dia da entrega os produtores devem levar um recipiente com gelo e o talão de produtor. Os produtores que não comparecerem para retirar a vacina e preencher a declaração anual de rebanho serão notificados e sujeitos à multa.

Embalagens de agrotóxicos
Informamos também a todos os agricultores que no dia 11 de maio inicia a campanha de recolhimento de embalagens de agrotóxicos. O calendário contendo o local e horário está à disposição nas comunidades do interior.