Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Revendo 2011, projetando 2012

Queremos, nesse espaço, fazer uma pequena reflexão sobre o trabalho desenvolvido em 2011 e traçar algumas metas que nortearão nossas ações em 2012.

Estamos iniciando mais um ano, esse é o primeiro informativo de 2012. Por isso queremos, nesse espaço, fazer uma pequena reflexão sobre o trabalho desenvolvido em 2011 e traçar algumas metas que nortearão nossas ações em 2012. No ano passado nos envolvemos em várias atividades e promovemos eventos: debatemos, sugerimos e propomos soluções dos problemas relacionados com as mais diversas áreas, seja na política agrícola que compreende os preços, a renda, o seguro ou o crédito. Na Previdência Social, que trata dos benefícios, na questão do meio ambiente, na saúde, na formação e capacitação dos produtores por meio de cursos, viagens, seminários, jornadas e conferências. Buscamos mais pesquisa e assistência técnica aos produtores. Tudo isso visando a valorização e a melhor qualidade de vida da nossa categoria, buscando e projetando um meio rural desenvolvido e sustentável. Com o fruto desse envolvimento, dedicação e esforço, obtivemos diversos avanços e conquistas.

Para esse ano, no qual a entidade completará seus 50 anos, queremos renovar nosso propósito e compromisso de lutar e na defesa de nossa categoria. Por isso, com muita garra, com toda energia e disposição, queremos somar forças junto a outras entidades parceiras no sentido de defendermos os interesses de nossa brava gente.

Temos consciência de que precisamos avançar mais e buscar soluções para os diversos problemas. Seja na formação, na organização de produção, na agregação de valor aos produtos, na contratação de mão de obra, na sucessão rural, na qualidade dos produtos, na produção de energias alternativas, na agroecologia, na organização das agroindústrias, entre outras.

Nossa meta para 2012 é focar a ação no sentido de estar sempre junto aos agricultores, promovendo a valorização do trabalho, agindo de acordo com nossa missão que é a de organizar a categoria visando a construção de uma sociedade mais justa e fraterna. E para que isso aconteça, é de fundamental importância contar com a participação e colaboração de todos os associados, pois o sucesso de qualquer organização da sociedade depende do comprometimento de cada um que dela faz parte.

Finalizando, aproveitamos a oportunidade para agradecer o apoio recebido e desejar um 2012 de muito sucesso a todos, e renovar mais uma vez nosso compromisso de procurar fazer o máximo possível para representar nossa entidade e defender os trabalhadores rurais. A todos os leitores, muita saúde nesse ano e esperamos que nos acompanhem lendo as informações e fazendo comentários, além de sugerir ideias. Um abraço a todos.