Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Reuniões nas comunidades

É momento de ouvir os associados, esclarecer dúvidas e repassar informações com o objetivo de melhorar ainda mais a qualidade do atendimento e da prestação de serviços ao quadro social.

Reuniões nas comunidades
O STR de Flores da Cunha e Nova Pádua está programando encontros nas comunidades do interior com o objetivo de debater temas importantes relacionados ao meio rural e sobre a atuação e funcionamento da entidade. É momento de ouvir os associados, esclarecer dúvidas e repassar informações com o objetivo de melhorar ainda mais a qualidade do atendimento e da prestação de serviços ao quadro social. Será apresentada também palestra com o humorista Edgar Salvi para divertir e descontrair os participantes. Os encontros acontecerão com o seguinte cronograma:
– Dia 14/10, às 20h, no salão de São Tiago de Mato Perso, para o qual convidamos também os moradores de São Vitor e Santa Juliana.
– Dia 18/10, às 20h, no salão de Otávio Rocha. Comunidades convidadas: Carvalho, São Francisco, Nova Brasília e Santa Justina.
– Dia 24/10, às 20h, no salão da Linha 60. Comunidades convidadas: Linha 100, Capoeirão, Linha 80, São Gotardo e São Cristóvão.
– Dia 25/10, às 20h, no salão da Capela do Carmo. Comunidades convidadas: São Vitor, São Roque e Nª Sª de Fátima.
– Dia 28/10, às 20h, no salão de Santa Líbera. Comunidades convidadas: Monte Bérico, Nova Roma e Fulina.
– Dia 31/10, às 20h, no salão da Linha 40. Comunidades convidadas: Travessão Alfredo Chaves, Medianeira e Martinho.
– Dia 1º/11, às 20h, no salão do Travessão Sete de Setembro. Comunidades convidadas: São Liberal, Lagoa Bela e São Paulino.
– Dia 3/11, às 20h, no salão de São João. Comunidades convidadas: São Valentin, Santa Bárbara e São Caetano.
Na próxima semana o STR informará o calendário para Nova Pádua. Solicitamos a presença de todos os associados e da comunidade em geral para juntos debatermos e planejarmos as atividades que visam deixar nosso sindicato mais forte e representativo.

Nota Fiscal Eletrônica
A Nota Fiscal Eletrônica não pode ser exigida sem antes dar condições para que o agricultor possa emiti-la. Hoje somente 20% das famílias do meio rural têm sinal de internet e sem isso é impossível ser colocada em prática. Diante dessa realidade, os STRs, com a Fetag, conseguiram convencer o secretário da Fazenda do Estado, Giovani Feltes, a prorrogar o prazo por mais seis meses para vigorar a norma, ou seja, até 31 de março de 2017. Ao longo desse período vamos definir melhor os detalhes e as consequências que virão com a adoção da Nota Fiscal Eletrônica pelos agricultores, para os quais ela deveria ser facultativa.