Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Reunião com a Ministra da Agricultura

Tivemos a oportunidade de reivindicar pessoalmente à ministra uma melhor valorização e correção do preço da uva

Na última sexta-feira, dia 10, participamos junto com demais lideranças e representantes do setor vitícola de reunião com a ministra da Agricultura, Teresa Cristina, que esteve visitando a Expointer 2021.
Tivemos a oportunidade de reivindicar pessoalmente à ministra uma melhor valorização e correção do preço da uva, entre outras reivindicações entregues.
A ministra informou que a Conab está em fase de elaboração da proposta que será posteriormente encaminhada para os Ministérios da Agricultura e Economia e ao Conselho Monetário Nacional para definição do valor para a próxima safra, já que é de competência daquele órgão a fixação do preço.
Além da ministra, participaram da reunião: deputados, a secretária da Agricultura do estado, o presidente da Conab, o secretário de Política Agrícola do Mapa, o presidente da Fetag/RS, entre outros.

ITR 2021
O STR informa que o prazo para a realização do Cadastro do ITR 2021 encerra no próximo dia 30 de setembro. O atendimento está sendo oferecido mediante agendamento de horário, obedecendo o calendário de cada comunidade. Documentos necessários: CPF do proprietário, INCRA/CCIR 2020, escritura, em caso de compra ou venda de imóveis rurais.
O STR alerta que, quem não fizer a declaração dentro do prazo estabelecido, sofrerá as sanções estabelecidas por lei.

Flores da Cunha
17 e 21/09 - Santa Juliana de Mato Perso
22/09 - Capela São Vitor de Mato Perso
23/09 - São Liberal, Fulina e Lagoa Bela

Nova Pádua  
17/09 - Travessão Curuzu
21/09 - Sede e arredores

CCIR/2021
O STR informa que também está disponível a emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural – CCIR 2021.
Para atualizar o CCIR é necessário apresentar o recibo do ano anterior e pode ser feito junto com o cadastro do ITR.