Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Renegociação da dívida rural

O Conselho Monetário Nacional aprovou em reunião extraordinária...

O Conselho Monetário Nacional aprovou em reunião extraordinária realizada dia 18 de novembro, quatro votos que estabelecem as condições para a renegociação das dívidas dos pequenos produtores rurais atendidos pelas linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. Os produtores poderão renegociar até R$ 30 mil por 10 anos, com taxa de 2% ao ano. As medidas irão contemplar tanto os produtores inadimplentes como aqueles que estão com a prestação em dia, mas enfrentam dificuldades financeiras para efetuar o pagamento. Os produtores adimplentes terão até o dia 29 de fevereiro do próximo ano para aderir ao programa, enquanto que os devedores terão até fevereiro de 2013 para avaliar se têm condições de renegociar as dívidas.
Alho
Após manter audiência com o secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Freitas Barreto, no dia 16 deste mês, a Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa) está articulando uma nova audiência. Desta vez, com o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro. Os assuntos tratados nesses encontros referem-se às importações de alho da China e da Argentina.
O objetivo das audiências é solicitar providências por parte dos ministérios para evitar a triangulação e o subfaturamento do alho importado da China. Em relação às importações da Argentina, o problema é com a qualidade, embalagem e classificação do alho oriundo daquele país, que em anos ruins exportam para o Brasil, embalado em sacos, consignado e com baixo preço declarado para pagar menos impostos, prejudicando, com isso, nossos produtores.
Esperamos que com esses contatos o governo adote medidas para proteção e valorização da produção nacional de alho.
Suco de uva
A boa notícia é que o suco de uva passou a ser o suco mais consumido pelos brasileiros. Ultrapassou o tradicional suco de laranja. Cada ano cresce em média 30% o consumo. Cerca de 3.500.000 litros por mês, ou quase 50 milhões de litros por ano, sem contar o suco concentrado que é produzido em grande volume e que um percentual elevado é exportado para outros países.
Não é à toa que já existe procura pela uva. O mercado é promissor. O importante é produzir com qualidade para garantir essa importante fatia do mercado.
Técnico em agricultura
A Escola Agrícola de Santa Cruz do Sul está com inscrições abertas até o dia 25 de novembro para ensino médio e técnico profissionalizante. As inscrições deverão ser feitas na secretaria da escola. Mais informações no STR (3292.7500) ou pelo telefone (51) 3713.3046, e-mail efasantacruz@gmail.com ou site www.efasantacruz.blogspot.com.