Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Recolhimento Embalagens Agrotóxicos

Nos dias 14,15 e 16 deste mês, será realizado o recolhimento das embalagens de agrotóxicos vazias pela Secretaria de Agricultura, Emater e STR

Nos dias 14,15 e 16 deste mês, será realizado o recolhimento das embalagens de agrotóxicos vazias pela Secretaria de Agricultura, Emater e STR com o seguinte calendário: 
 - Dia 14: de manhã Mato Perso e à tarde Otavio Rocha
 - Dia 15: de manhã Alfredo Chaves e à tarde Nova Roma
 - Dia 16: de manhã São Roque e à tarde Linha 60
O produtor deverá trazer o talão de produtor para preenchimento do comprovante de devolução e a relação das embalagens. Serão recebidas apenas as embalagens de agrotóxicos que devem estar com lavagem tríplice. As tampas das embalagens devem ser contadas e acondicionadas em um saco separado e as caixas de papelão contadas e devolvidas desmontadas, abertas e empilhadas.
  
RS sem vacinação – Agora é oficial e definitivo

Na quinta-feira, dia 27, o Rio Grande do Sul foi reconhecido oficialmente pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como zona livre de febre aftosa sem vacinação. A cerimônia foi realizada na sede OIE, em Paris. A partir do reconhecimento internacional, que foi concedido também a outros estados brasileiros, o Rio Grande do Sul poderá atingir novos mercados, que antes só eram acessados por Santa Catarina, único Estado até então que possuía o reconhecimento.
O reconhecimento internacional é muito importante para abertura de novos mercados, mas aumenta a responsabilidade do poder público em garantir a segurança sanitária do rebanho gaúcho. Não podemos permitir que a aftosa retorne ao Estado, como já aconteceu antes. Precisamos estar vigilantes e para isso é preciso aumentar os investimentos em fiscalização e orientação aos produtores rurais.
A data é histórica não só para os pecuaristas, mas para todos os gaúchos, pois o reconhecimento significa mais desenvolvimento, emprego e renda. Obtivemos uma grande vitória, que vinha sendo perseguida há cerca de 20 anos.

Declaração Rebanho 
O prazo para fazer a declaração anual de rebanho foi prorrogado até o dia 31 de julho. Os proprietários de animais deverão retirar o formulário junto à inspetoria veterinária. Orientamos para que não percam o prazo a fim de evitar maiores transtornos.

Cadastro Vitícola
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais comunica a todos os viticultores que ainda não fizeram o cadastro vitícola da última safra que o prazo foi prorrogado até 30 de junho. Para fazer o cadastro deverão agendar horário.