Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Recadastramento para desconto na energia elétrica

Os agricultores deverão ficar atentos a sua conta de energia elétrica sobre o recadastramento para o desconto da tarifa rural. Este recadastramento é obrigatório e acontece a cada três anos.

Os agricultores deverão ficar atentos a sua conta de energia elétrica sobre o recadastramento para o desconto da tarifa rural. Este recadastramento é obrigatório e acontece a cada três anos.
Até o final do mês de novembro, apenas os clientes que possuam pendências em seus cadastros é que serão convocados pela concessionária para entregar a documentação necessária.
O comunicado de que o cadastramento é necessário é realizado via SMS ou por aviso impresso na própria conta de energia, que é enviado seis meses antes do prazo final para o recadastramento.
A orientação do STR é para que o agricultor familiar fique atento nas suas últimas contas de energia elétrica. Caso conste a informação de que o recadastramento é necessário, procure a sua concessionária.
Mais esclarecimentos podem ser obtidos nos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais.

Fetag-RS sedia audiência pública para tratar sobre custos de produção
A Fetag-RS e os STRs seguem em busca de soluções para a forte alta dos custos de produção do setor produtivo. Uma Audiência Pública a pedido da Fetag e dos STRs em conjunto com a Comissão de Agricultura e Pecuária da Câmara dos Deputados e da Frente Parlamentar da Agropecuária da Assembleia Legislativa foi realizada na sede da Fetag-RS no dia 22 de novembro.
O tema traz tamanha apreensão para a Fetag-RS, para os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e para os agricultores familiares que o auditório da Federação recebeu grande público de lideranças sindicais, prefeitos, vereadores, secretários e produtores rurais, todos preocupados com a abusiva alta dos insumos, dos implementos e das máquinas agrícolas, fatores que estão tirando a lucratividade de quem produz alimentos.
Caso a situação não seja resolvida urgentemente, a cadeia produtiva será inviabilizada e várias famílias abandonarão a atividade.
Os problemas causados pelos custos de produção elevados são sentidos de forma maior pela agricultura e pecuária familiar, que comercializa a produção no mercado interno nacional, recebendo em reais, mas pagando os insumos em dólar.
Precisamos da colaboração dos deputados estaduais e federais e dos governos do estado e da União, que precisam estar alinhados com os agricultores e pecuaristas familiares para buscar soluções.
Como encaminhamento, foi elaborado um relatório e solicitado que a Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados agende outra reunião para tratar sobre o assunto, dessa vez com a presença dos Ministérios da Agricultura, da Economia e das Relações Exteriores, Petrobras, Conab e representantes do setor de insumos e de máquinas agrícolas, para que sejam esclarecidos os motivos desse absurdo aumento e se encontre uma alternativa para viabilizar a produção sem maiores prejuízos para os produtores.