Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Protetor solar

Os agricultores e agricultoras familiares do Rio Grande do Sul têm direito a protetores solares gratuitos.

Protetor solar
Os agricultores e agricultoras familiares do Rio Grande do Sul têm direito a protetores solares gratuitos. Esse direito foi garantido pela Lei 13.469, com o propósito de prevenir o câncer de pele nos trabalhadores e trabalhadoras rurais. A partir da lei a Secretaria Estadual da Saúde iniciou a distribuição de bloqueadores com fator de proteção solar 30.

Projeto piloto
Em um primeiro momento, será realizado um projeto piloto abrangendo 129 municípios gaúchos selecionados pelo governo a partir de critérios técnicos, como maior incidência de câncer de pele. Portanto, não são todos os municípios do Estado. Essa fase inicial irá beneficiar 100 mil agricultores e agricultoras que poderão se cadastrar junto ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) para depois retirar o produto no Centro de Saúde. Para se cadastrar é necessário apresentar identidade, CPF, Cartão do SUS, comprovante de endereço e ter Pronaf. Cada agricultor(a) terá direito a três frascos distribuídos ao longo de um ano. Nesse período, recomenda-se a realização de pelo menos uma consulta médica.

Prevenção
Conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Rio Grande do Sul tem a maior incidência de câncer maligno da pele no Brasil, com 6,38 novos casos para cada 100 mil habitantes/ano. Em 2013 foram registrados 199 óbitos por este tipo de câncer no Estado. O melhor remédio é a prevenção, portanto, quem trabalha exposto ao sol deve usar sempre proteção adequada, como boné ou chapéu, mangas compridas e filtro solar com fator mínimo de proteção 30.

4º Encontro de Mulheres

O STR convida as trabalhadoras rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua para o 4º Encontro das Trabalhadoras Rurais, que será realizado dia 14, no salão paroquial florense, com a seguinte programação:
9h – Abertura com o presidente do STR, Olir Schiavenin.
9h30min – Palestra Terapias Alternativas, com Zilba e Raquel Signori.
10h30min – Palestra O Sentido da Vida, com professora Maria do Carmo Zorgi.
12h – Almoço.
13h30min – Palestra A Saúde da Mulher, com o médico Marcio Rigotto.
14h30min – Palestra A Importância da Atividade Física, com a professora Marta Maioli Finger.
15h – Encerramento.

15ª Jornada Vitícola
Agradecemos a participação dos produtores na Jornada Vitícola. Ficou claro que o produtor de uva está muito insatisfeito com o valor recebido pela uva e que se perdurar essa situação, em pouco tempo vai comprometer a produção da fruta. O preço é insignificante se comparado com o que o consumidor paga por uma garrafa de vinho, pois sequer cobre o custo de produção que é mais de R$ 0,72 para a variedade Isabel. Ou se remunera melhor o produtor ou não teremos mais a garantia da produção de uvas. E o que fazer com toda a estrutura industrial e de parreiras que foi construída com muito trabalho? Precisamos refletir seriamente sobre essa realidade.