Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Protesto

Os produtores estão cansados de não ter seu trabalho valorizado. Os preços das frutas, verduras e hortaliças subiram nos últimos meses, porém, a diferença entre o que o produtor recebe e o consumidor paga é em média mais de 250%.

Protesto
Os produtores estão cansados de não ter seu trabalho valorizado. Os preços das frutas, verduras e hortaliças subiram nos últimos meses, porém, a diferença entre o que o produtor recebe e o consumidor paga é em média mais de 250%.
Com o objetivo de chamar a atenção da população para os baixos preços pagos aos agricultores e para os valores abusivos cobrados aos consumidores, produtores de vários municípios protestaram no dia 13 no trevo de Lajeado Grande, na Rota do Sol, em São Francisco de Paula.
Os manifestantes entregaram sacolas com hortifrutigranjeiros aos motoristas que trafegavam pela rodovia explicando o motivo da mobilização. O agricultor não aguenta mais essa situação de exploração. Muitas vezes é tratado como vilão quando na verdade sequer consegue cobrir o custo de produção. A desvalorização dos produtos agrícolas é histórica e nos últimos anos vem se agravando cada vez mais. Essa situação deve ser revertida, caso contrário, cada vez menos gente estará disposta a continuar na colônia.

Uva

No caso específico da uva, principal produto agrícola da região, a situação não é diferente. Os produtores estão muito insatisfeitos com o baixo preço recebido pelo produto, pois além de não cobrir o custo de produção, ainda são obrigados a esperar meses e até anos para receber a quitação da safra. Essa situação tem como drástica consequência o abandono dos parreirais e o desestímulo das famílias a continuarem na atividade. Diante da realidade, concluímos: ou a renda do produtor melhora ou o futuro da produção da uva estará seriamente comprometido.

Calendário de reuniões no interior
Convidamos a todos os associados para participarem das reuniões no interior. Salientamos a importância da participação de toda a família. Os encontros ocorrem no salão das comunidades, às 19h. Confira o calendário da próxima semana:
Dia 24, terça-feira: Travessão Carvalho.
Dia 25, quarta-feira: Monte Bérico e Nova Roma.
Dia 26, quinta-feira: Capela N. S. de Fátima e São Roque.

15ª Jornada Vitícola
Convidamos os viticultores para participarem da 15ª Jornada da Viticultura Gaúcha que ocorrerá no dia 3 de julho no salão paroquial de Flores da Cunha. O encontro será realizado das 8h30min às 16h.
Viticultor: sua participação é muito importante, pois o evento proporcionará conhecimentos, informações e análise sobre o futuro da viticultura no Rio Grande do Sul, dentro do Ano Internacional da Agricultura Familiar.