Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Pressão em Brasília

Reunião na capital cobrou medidas de apoio aos agricultores afetados pela seca no RS

A Fetag/RS, o Presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Gaúcha, Elton Weber, e o Deputado Heitor Schuch estiveram reunidos com o presidente da Câmara e o relator do Orçamento da União, cobrando medidas de apoio aos agricultores afetados pela seca no RS, entre elas a votação do PLN01, que aporta recursos para que os agricultores que ficaram de fora do decreto dos descontos do Pronaf também possam ser beneficiados.

Audiências
A semana foi intensa em Brasília. Além de Lira e do relator do Orçamento, a comitiva gaúcha realizou diversas agendas para tratar da ampliação das medidas de amparo às famílias gaúchas atingidas pela estiagem, entre os quais o Banco do Brasil e os ministérios da Agricultura e da Economia.

Registro de tratores e máquinas agrícolas
O presidente da república publicou o Decreto no 11.014/22 que aprova o Regulamento do Registro Nacional de Tratores e Máquinas Agrícolas – Renagro, o qual repudiamos veementemente. 
A implementação do registro traz prejuízos aos agricultores, principalmente aos familiares. É mais um documento burocrático que não melhora em nada a vida daqueles que  produzem o alimento da nação. Exigir que, para transitar em via pública um agricultor precise registrar uma máquina agrícola, como se fosse um veículo, é uma atitude de total desconhecimento da realidade agrária brasileira. Dessa forma, não aceitamos a criação do Renagro. O governo deve investir para facilitar a vida dos agricultores ao invés de impor burocracias.

Calendário cadastro vitícola
O STR de Flores da Cunha e Nova Pádua, comunica a todos os produtores de uvas que os mesmos deverão fazer o cadastro vitícola da safra 2022. O atendimento será oferecido somente mediante agendamento, pelo telefone (54) 3292 7500, conforme calendário abaixo. 

Flores da Cunha
18/04 - Segunda-feira - Nova Roma
19 e 20 /04 - Terça e Quarta-feira - Sete de Setembro
22 e 25/04 - Sexta e Segunda-feira - Alfredo Chaves

Nova Pádua
18 e 19/04 - Segunda e Terça-feira - Capela Santo Antônio Paredes
20 e 22/04 - Quarta e Sexta-feira - Travessão Divisa