Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Preço dos fertilizantes

A alta do dólar refletiu no preço dos fertilizantes no Brasil

A alta do dólar refletiu no preço dos fertilizantes no Brasil. Segundo a indústria, o adubo subiu 20%. A justificativa é que boa parte da matéria-prima é importada. A composição básica de um fertilizante leva nitrogênio, fósforo e potássio, o famoso NPK, que os produtores conhecem muito bem. Cerca de 65% dessas substâncias são de fora do país, importadas e cotadas em dólar. E mesmo o que é produzido no Brasil tem os preços baseados na cotação internacional.
Este ano devem ser comercializados no Brasil 26 milhões de toneladas de fertilizantes, sendo 9 milhões até o fim do ano. Aquilo que não foi comprado vai sofrer aumento ou a redução do dólar. Sobe o dólar, sobe o preço dos fertilizantes. Se baixar, vai baixar no mesmo dia, na mesma hora.
Na agricultura brasileira os produtores de grãos são os que mais sentem no bolso o aumento dos fertilizantes. Só as lavouras de soja é usado um terço de tudo que a indústria coloca no mercado. Mas o reflexo é sentido em todas as atividades.
O segmento da fruticultura consome menos de 2% dos fertilizantes. Mas o adubo que precisa ser usado nesta época já subiu 15% nos últimos dias. No mês passado, uma tonelada de fertilizante custava R$ 920. Hoje, custa R$ 1.048. Toda a linha de fertilizantes teve aumento nos últimos dias. E podemos ter ainda um novo reajuste de preços para o produtor.
Os preços que chegam ao mercado e, no fim das contas ao produtor, são fixados com um mês de antecedência. Os preços do mês de novembro são feitos com base no dólar médio de outubro. Com o dólar ninguém sabe o que acontece. Todo mundo que faz previsão quase sempre erra.
24º Encontro Nacional do Alho
No próximo dia 4 de novembro, em Frei Rogério (SC), acontecerá o 24º Encontro Nacional dos Produtores de Alho. O evento inicia às 9h, com palestrantes que apresentarão vários temas relacionados à produção, comercialização, mercado e preços, entre outros.
Cerca de 400 produtores são esperados para o encontro. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Emater, Secretaria Municipal da Agricultura e Conselho Municipal da Agricultura estão organizando uma comitiva de produtores de Flores da Cunha e Nova Pádua para participar do encontro. A saída está programada para as 4h do dia 4, em frente à prefeitura florense. Inscrições e mais informações podem ser obtidas junto às entidades anteriormente mencionadas.
Reunião de liderança
O STR realizará no próximo dia 7 de novembro, às 13h30min, em sua sede, um encontro com todos os líderes das comunidades de Flores da Cunha e Nova Pádua. O objetivo é avaliar as atividades do ano de 2011, planejar as ações para 2012 e preparar a 17ª Festa do Aposentado de Flores da Cunha e Nova Pádua.
Vacina contra a febre aftosa
Inicia no dia 3 de novembro a campanha de vacinação contra a febre aftosa para bovinos e bubalinos com idade até 20 anos. O calendário com a data, horário e localidade para retirar as doses da vacina está disponível nas comunidades. É fundamental a colaboração dos produtores para que nos livremos definitivamente da febre aftosa.