Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Preço do óleo diesel

Portanto, é fundamental que este insumo básico para a agricultura e o transporte tenha uma redução significativa de preço, até porque vivemos numa época de queda drástica nos valores internacionais do petróleo.

O STR é solidário e também está cobrando do governo federal medidas que atendam às reivindicações dos caminhoneiros que realizaram protestos em diferentes pontos do país, pedidos justos e democráticos. O principal pleito é a redução do preço do óleo diesel, um componente que impacta no custo do transporte e na agricultura. A greve dos caminhoneiros trouxe consequências aos agricultores, que estão sendo penalizados por uma das maiores crises já vividas, pois não bastasse a redução no preço de alguns produtos, como é o caso do leite, os produtores são obrigados a jogar o produto fora por falta de mercado.
O mesmo ocorre na produção de animais como suínos, aves e na produção de hortigranjeiros. São os caminhoneiros e agricultores: duas categorias descapitalizadas e que dependem do óleo diesel. Estamos pressionando o governo para que reduza o preço do óleo diesel. O setor agropecuário brasileiro consome 16% do óleo diesel do país e o transporte cerca de 75% de todo esse combustível. Portanto, é fundamental que este insumo básico para a agricultura e o transporte tenha uma redução significativa de preço, até porque vivemos numa época de queda drástica nos valores internacionais do petróleo.
Mais reivindicações
Na quarta-feira e ontem estive novamente em Brasília para tratar de várias questões relacionadas ao setor agrícola e para entregar em alguns ministérios projetos e reivindicações da categoria, especialmente relacionadas aos setores vitivinícola e do alho.
Agradecimento
Agradeço, em nome da Comissão da Agricultura da 13ª Fenavindima, a todos os produtores que expuseram suas uvas e aos que visitaram as estações demonstrativas de produção alternativa e participaram das palestras promovidas durante a Semana da Agricultura Familiar que encerra hoje, dia 6. Os produtores proporcionaram um sentido especial a nossa maior festa, tanto na exposição como na participação dos desfiles de carros alegóricos e demais atividades. Sem os agricultores não seria possível a realização do evento. A todos nosso reconhecimento e gratidão.