Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Preço da Uva safra 2020/2021

O STR manifesta uma vez mais seu repudio e descontentamento em relação à decisão do Governo Federal de reajustar em apenas R$ 0,2 o preço mínimo da uva da próxima safra

Nota de repudio do Sindicato
O STR manifesta uma vez mais seu repudio e descontentamento em relação à decisão do Governo Federal de reajustar em apenas R$ 0,2 o preço mínimo da uva da próxima safra.
Com essa atitude, o Governo se mostrou insensível e não atendeu o pleito dos produtores que, através do Sindicato, reivindicaram um valor de acordo com o custo de produção da uva que apontou um resultado de RS 1,48 para uva comum de 15 graus. Essa reivindicação, junto com outros itens e argumentos mostrando a necessidade de reajuste maior, foi apresentada pessoalmente pelo presidente do STR aos órgãos competentes no final do mês de outubro, quando manteve audiência em Brasília com a CONAB, Ministério da Agricultura e Ministério da Economia.  
Infelizmente, o Governo não atendeu ao pedido do STR se mostrando mais uma vez insensível e sem compromisso com os produtores de uva. Essa atitude merece todo nosso repúdio, pois desestimula os produtores de uva, sobretudo os mais jovens a permanecer no meio rural.
Diante do excelente desempenho das vendas de vinhos e derivados da uva e da grande procura pela uva por parte das vinícolas, orientamos os produtores que negociem a uva em valores bem superiores ao preço mínimo estabelecido pelo Governo. O Sindicato, que é a autêntica entidade que defende os agricultores, se coloca à disposição de todos para auxiliar no que for necessário e continuará, como sempre, seu incansável empenho e dedicação na defesa dos interesses da categoria e lamenta mais uma vez o descaso do Governo com os produtores de uva.
Qualquer dúvida, procurem o Sindicato.
 

Atualização do Cadastro Vitícola 2020
O Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Flores da Cunha e Nova Pádua, comunica a todos os produtores de uva, que por determinação do Ministério da Agricultura, todos os produtores estão obrigados a atualizar o Cadastro Vitícola da Safra 2020. Em função dos cuidados em relação à pandemia de Covid-19, no sentido de evitar aglomeração de pessoas e obedecendo as recomendações dos órgãos de saúde sobre as medidas de proteção, nesse ano o atendimento será oferecido somente mediante agendamento de horário, obedecendo o calendário de cada comunidade.

Documentos necessários:
- Comprovante do cadastro de 2019;
- Relação da produção de uvas da Safra 2020 separadas por variedade e por vinícola;
- Talões de produtor de todos os vendedores.

Calendário - Flores da Cunha
7/12 - Capela São Vitor
8/12 - São Roque e Nova Roma
9, 10 e 11/12 - Sete de Setembro

Calendário - Nova Pádua
7 e 8/12 - Travessão Divisa
9 e 10/12 - Travessão Barra
11 e 14/12 - Travessão Mitzel