Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Potencial e desafios da agropecuária

A agropecuária do Brasil é um setor estratégico da economia e tem o desafio de garantir a segurança alimentar do mundo com sustentabilidade e sanidade

A agropecuária do Brasil é um setor estratégico da economia e tem o desafio de garantir a segurança alimentar do mundo com sustentabilidade e sanidade, produzindo alimentos com qualidade e quantidade. Nos últimos 50 anos, o Brasil passou de importador de alimentos para se tornar um dos mais importantes produtores e exportadores mundiais, alimentando aproximadamente 1,5 bilhão de pessoas, o equivalente a mais de seis vezes a sua população.

Crescimento
No ano passado, a agropecuária foi responsável por 21,4% do PIB brasileiro, por cerca de 50% das exportações e 30% do total de empregos no país. O Brasil ocupa o 1º lugar mundial como exportador de soja, café, açúcar, suco de laranja e carne de frango.
Ocupa também o 2º lugar em exportação de carne bovina, milho, óleo e farelo de soja. O 3º como exportador de algodão e o 4º em carne suína.
Esse notável desenvolvimento aconteceu porque o Brasil adotou um modelo de agricultura que garantiu o aumento da produção em 385% enquanto a área agrícola aumentou 32%. Atualmente a agropecuária ocupa somente 30% do total do território, enquanto que 66% é dedicado à preservação ambiental.

Emissão de gases
Aliado a uma das legislações mais rigorosas do mundo e um robusto plano de fomento e incentivo às energias renováveis, o Brasil reduzirá, até 2030, 43% da emissão de gases de efeito estufa. Deverá também aumentar em 40% a produção de alimentos para atender à demanda mundial.

Segurança alimentar
Garantir a segurança alimentar do país, gerar renda e emprego, produzir com rentabilidade, competitividade e reduzir as desigualdades sociais exigem muito planejamento, estratégia e acima de tudo, a adoção de políticas públicas por parte do governo e de todas as entidades do agronegócio brasileiro.

Transformações
A agricultura mundial passa por grandes transformações econômicas, culturais, tecnológicas, ambientais e mercadológicas que acontecem simultaneamente e em grande velocidade. Diante disso, os agricultores devem ficar muito atentos a essas mudanças.

Cenário
Esse cenário exige a busca constante de soluções para várias questões que se impõem atualmente. O que devemos produzir? Quais serão as demandas para os próximos anos em termos de produção de alimentos? Quais as políticas públicas que deverão ser adotadas?

Gestão e planejamento
A resposta para essas questões está no planejamento e na gestão estratégica das propriedades rurais, que são as principais ferramentas para proporcionar ao agronegócio as condições que garantirão seu crescimento, desenvolvimento e sustentabilidade.
Esses são os grandes desafios decorrentes desse cenário e é importante que os agricultores brasileiros se preparem para poder enfrentá-los.