Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Posse de armas para agricultores

O Sindicato se manifesta de forma favorável a alteração no estatuto, tendo em vista que o meio rural carece de mais segurança por parte do poder público

Aprovado no dia 26 de junho pelo Senado Federal, o projeto de lei (PL 3.715/2019) que altera o Estatuto do Desarmamento ao estender a posse de armas na zona rural para toda a área da propriedade, e não apenas para a sede, conforme consta atualmente. O projeto segue agora para a Câmara dos Deputados.
O Sindicato se manifesta de forma favorável a alteração no estatuto, tendo em vista que o meio rural carece de mais segurança por parte do poder público. O ideal seria que o Estado cumprisse o seu papel de garantir a segurança de todos os brasileiros, além de fazer cumprir a sua constituição. Como isso não acontece, nossos agricultores estão expostos a criminalidade.
No entendimento do STR, a possibilidade de ter uma arma legalizada em sua propriedade não garante a segurança do agricultor, mas inibe a ação de criminosos que não terão mais a certeza de entrar em um local totalmente desamparado. O produtor tem o direito de defender a si próprio, a sua família e a sua propriedade.

Pedido de mudas para reflorestamento
A Secretaria da Agricultura e Abastecimento de Flores da Cunha está recebendo os pedidos para aquisição de mudas para reflorestamento. Neste ano estão sendo disponibilizadas as seguintes espécies: eucalipto, pinus e espécies nativas. Os pedidos já estão abertos até o dia 30 de agosto e o pedido mínimo é de 50 mudas. A entrega das mudas acontece no mês de setembro e o valor varia de R$ 0,32 a R$ 2,50 por unidade. O produtor interessado deve fazer a solicitação na Secretaria da Agricultura, das 8h às 11h45min e das 13h15min às 17h30min, de segunda a sexta-feira. Outras informações pelo telefone 3279.3600, ramal 255.

Homenagem ao Colono e Motorista
Em Nova Pádua iniciou nessa semana a programação da festa em homenagem ao Colono e Motorista e encerra no próximo dia 28 de julho.
A programação contempla palestra sobre seguro agrícola, jantar da família, show de calouros, ação ambiental, café colonial, encontro da bela idade, missa em homenagem ao colono e motorista, desfile e bênção dos tratores e caminhões, além da farta gastronomia.
Em Otávio Rocha, a Festa da Colônia acontece de 20 a 25 de julho, também com uma vasta programação em homenagem ao colono e motorista.Destaque para concentração do desfile de tratores, abertura oficial da safra vinícola 2019, palestra sobre energia renovável, início simbólico do trabalho da poda das parreiras, missa e benção dos tratores e banquete típico, entre outras atividades.
O STR é apoiador e parceiro na realização desses eventos em homenagem, reconhecimento e gratidão à brava categoria que representa,  que são os agricultores familiares de Flores da Cunha e Nova Pádua.