Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Posse de armas em propriedades rurais

Poder ter uma arma para utilizar em toda a extensão da propriedade não garante a segurança do agricultor, mas inibe a ação de criminosos

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, no dia 17, a lei que amplia a posse de armas de fogo na área rural. Aprovada pelo Congresso Nacional em agosto, a lei 3.715/2019 altera o Estatuto do Desarmamento ao considerar como domicílio ou residência toda área do imóvel rural, e não apenas a sede. O tamanho da área não é considerado como determinante, podendo ela ser pequena, média ou grande.  
No nosso entendimento, o ideal seria que o Estado cumprisse o seu papel de garantir a segurança de todos os brasileiros, além de fazer cumprir a sua constituição. Como isso não acontece, nossos agricultores estão expostos a criminalidade. A lei sancionada pelo presidente Bolsonaro garante ao produtor o direito de defender a si próprio, a sua família e a sua propriedade.
Poder ter uma arma para utilizar em toda a extensão da propriedade não garante a segurança do agricultor, mas inibe a ação de criminosos que não terão mais a certeza de entrar em um local desarmado e desprotegido.

Safra recorde de grãos
Com um crescimento de 6,4% na produção, este ano o país deverá colher 242,138 milhões de toneladas de grãos. Além de ultrapassar os 227,7 milhões da safra anterior (2017/2018), os dados confirmam que a safra 2018/2019 foi um recorde da série histórica. O crescimento deve-se à maior produção nas culturas de algodão e milho. Os dados foram divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na última terça-feira.

Cadastro do ITR
O prazo para fazer a declaração do ITR 2019 vence na próxima segunda-feira, dia 30 de setembro, conforme foi divulgado nesse espaço durante todo esse mês.
Alertamos aos que ainda não conseguiram fazer a declaração, que os mesmos deverão fazê-la até segunda-feira, pois passado esse prazo, a Receita cobrará multa, juro e correção monetária sobre o valor a ser pago.