Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Plano Safra 2021/2022

Os STRs, junto com a Fetag/RS e a Contag, apresentaram na última semana ao Governo Federal as demandas da Agricultura Familiar para serem incluídas no Plano Safra 2020/2021

Os STRs, junto com a Fetag/RS e a Contag, apresentaram na última semana ao Governo Federal as demandas da Agricultura Familiar para serem incluídas no Plano Safra 2020/2021. As principais reivindicações referem-se à redução da taxa de juros, comercialização, seguro agrícola, irrigação, preços, redução de impostos sobre insumos e combustíveis, pagamento por serviços ambientais prestados pelos agricultores familiares, PNCF (Programa Nacional de Crédito Fundiário), entre outras tantas demandas encaminhadas que visam o fortalecimento da agricultura familiar.

Atualização do Cadastro Vitícola
O STR está dando continuidade aos trabalhos do cadastro vitícola das safras 2020 e 2021. Salientamos que os que fizeram o cadastro da safra 2020 deverão retornar para realizar a declaração da safra de 2021. O atendimento é prestado mediante agendamento de horário pelo fone (54) 3292 7500 ou 9.9255.7303.

Serviços
Além do Cadastro Vitícola, o STR disponibiliza ao seu quadro social inúmeros outros serviços: seguro de vida, declarações (DAPs, Ceasa, bolsa de estudo), assessoria jurídica, assistência técnica, elaboração de projetos de custeio e investimento, planos de saúde, solicitação dos benefícios da Previdência Social (aposentadoria, pensão, salário maternidade, acidente de trabalho, auxilio doença), cadastros (ITR, CCIR, Cadastro Vitícola), renovação de talões de produtor, entre outros.

Benefícios oferecidos
O STR proporciona o acesso para os agricultores se beneficiarem dos subsídios do Pronaf, seguro agrícola, financiamento para habitação rural e compra de terras com condições especiais e dos programas de comercialização de alimentos e produtos in natura e agro industrializados.

Cursos de formação e capacitação
O STR coordena junto com o SEBRAE e SENAR a realização de cursos de capacitação e formação aos agricultores sobre temas relacionados com a organização, planejamento e administração das propriedades rurais. Os cursos são ministrados de forma gratuita com o apoio da Emater e Secretaria da Agricultura.