Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Plano Agrícola 2010

O Plano Agrícola para o ano de 2010, elaborado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, foi elaborado com medidas que objetivam o desenvolvimento, a sustentabilidade e a agregação de renda aos produtores rurais do país.

O Plano Agrícola para o ano de 2010, elaborado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, foi elaborado com medidas que objetivam o desenvolvimento, a sustentabilidade e a agregação de renda aos produtores rurais do país. Ele é uma resposta às principais demandas do setor rural diante de uma conjuntura atual que clama por mais crédito, seguro agrícola, mais atenção ao meio ambiente e mais cuidado com a renda dos pequenos e médios agricultores, de modo especial, os agricultores familiares. Crédito Além do aumento do crédito para o próximo ano, a preocupação do Governo deve ser no sentido que os recursos cheguem com eficiência e rapidez aos produtores e com juros e prazos compatíveis. Essas medidas devem garantir de maneira integrada a expansão da agropecuária nacional e a consolidação de sua função que é de abastecer o mercado interno, além de gerar mais empregos, rendas e divisas. Política Agrícola Outro tema que deve estar presente nas ações do Governo Federal é o aprimoramento dos instrumentos de política agrícola, com avaliação constante do comportamento do mercado, tanto interno como externo e do cenário macroeconômico. A agropecuária brasileira é uma das mais eficientes do mundo e é o setor que está na base da nossa economia. Por isso, ela precisa do apoio do governo para poder continuar produzindo. Comercialização No que se refere ao apoio à comercialização, o governo deve estar atento aos reajustes dos preços mínimos a fim de garantir renda aos produtores. Seguro Em relação ao seguro rural, que é subvencionado em 60% pelo Governo Federal, precisamos criar um fundo capaz de oferecer uma cobertura suplementar em casos de sinistros catastróficos. A instituição desse fundo de catástrofe incentivará as seguradoras a aumentar a oferta do seguro rural nas regiões de clima mais instável, como é a nossa região, ou para aquelas culturas mais suscetíveis às intempéries climáticas. Agroindústria Além disso, é necessário para os próximos anos que o produtor tenha estímulo para industrialização de seus produtos, especialmente as frutas, valorizando com isso o produto e agregando valor através de sua transformação. Essas medidas exigidas pelo setor primário e encaminhadas ao Governo pelo Movimento Sindical dos Trabalhadores Rurais do país têm como foco principal a busca de um processo de modernização dos instrumentos de política agrícola e que sejam adequados às condições do mercado interno e externo dos produtos agropecuários. Isto tudo visando o desenvolvimento sustentável do setor primário do país.