Perspectivas para o mercado do alho
O mercado produtor de alho brasileiro tornou-se expressivo nos últimos 40 anos...
O mercado produtor de alho brasileiro tornou-se expressivo nos últimos 40 anos e chegou a seu ápice no início da década de 1990, com área plantada de cerca de 18 mil hectares. A abertura do mercado promovida no início daquela década provocou a entrada de alho do exterior, principalmente da Argentina e da China. A concorrência destes produtos importados, via de regra de qualidade inferior ao produzido em solo nacional, levou a uma queda nos preços recebidos e reduziu as margens de lucros dos produtores nacionais. Como conseqüência, houve diminuição considerável da área plantada.O mercado produtor de alho nacional tem se recuperado lentamente desde então, principalmente por meio do aumento da produtividade. Dados indicam um crescimento substancial da produtividade na lavoura do alho entre 1990 e 2005, que dobrou para 8 mil Kg/ha. Com este aumento, a produtividade do Brasil ficou semelhante àquela da Argentina, mas ainda distante da observada na China, que produz cerca de 70% da produção mundial. O aumento da produtividade do alho brasileiro certamente responde parcialmente pela recuperação da participação do alho nacional no mercado consumidor doméstico.
O alho, por sua vez, é um produto agrícola cujo preço varia de forma distinta da produção agrícola normal. Com oferta e demanda mais elásticas do que a maior parte dos produtos agrícolas, o alho tende a sofrer menos variações anuais de preços. O preço do alho no mercado doméstico depende, entre outros fatores, da produtividade do produtor nacional, da área plantada, da produção e preço do alho importado, principalmente da Argentina e da China e da taxa de câmbio do Real.
No último ano e meio tem-se observado uma mudança considerável no comportamento do preço do alho nos mercados doméstico e internacional. O preço no varejo captado pelo IPCA do IBGE em 13 capitais confirma um aumento significativo.
O principal responsável por este aumento não está no mercado doméstico, mas no comportamento do ambiente econômico do maior produtor mundial, a China. Com o câmbio estável há mais de um ano, o comportamento do preço importado depende das condições econômicas dos exportadores. Uma junção de fatores distintos gerou aumento substancial do preço do alho no mercado chinês, que subiu acima da média.
A análise dos fatores que explicam o aumento recente no preço do alho, em especial aqueles do lado de oferta no mercado chinês, indicam que o preço do alho não deve cair no curto prazo, deixando um ambiente favorável em termos de preço ao produtor nacional.
Investimentos em tecnologia que criem diferenciação significativa do alho brasileiro em relação ao alho importado, podem também estimular o mercado consumidor de alho, permitindo até preços mais altos e ainda competitivos. Em ambos os casos, os investimentos ajudarão ao produtor nacional, proteger sua fatia de mercado, ainda que haja variação substancial e favorável da taxa de câmbio.
XXIII Encontro Nacional dos Produtores de Alho
Para esclarecer ainda mais os produtores sobre esse e outros temas de mercado, tecnologias, troca de experiências, convidamos todos os produtores para participarem do XXIII Encontro Nacional dos Produtores de Alho, que acontecerá no próximo dia 5 de novembro de 2010, em São Marcos. O STR colocará ônibus à disposição saindo às 12h, da Prefeitura de Flores da Cunha. Inscrições no STR até o dia 3 de novembro.