Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Perspectivas para 2011

O crescimento econômico mundial em 2011 deverá ficar em 3,1%...

O crescimento econômico mundial em 2011 deverá ficar em 3,1% o que significa uma pequena diminuição em relação ao crescimento de 2010 que foi de 3,6%. A Agropecuária Brasileira deverá crescer 0,5%, pois a perspectiva é de recuo em 2,5% na safra de grãos, de acordo com o prognóstico realizado pelo IBGE com a colaboração da CONAB ( Companhia Nacional de Abastecimento)
Para o setor Industrial a projeção é de uma expansão de 5,4%, com destaque para a elevação de 7,8% na indústria extrativa mineral.
Já a indústria da construção civil deverá crescer 6,6% devido à expansão do crédito imobiliário.
O consumo das famílias de modo geral nesse ano, deverá apresentar aumento de 4,85 à 7,4% e o PIB deverá crescer em 5%.
Em resumo, ao contrário do mundo, para o Brasil, a expectativa de modo geral é que 2011 será um ano promissor, com muitas realizações e com oportunidades para muitos crescerem.
Esperamos que os agricultores familiares também aproveitem essa onda de crescimento da economia e que possam durante esse ano ter condições de investir em novas tecnologias afim de se tornarem ainda mais competitivos, agregando mais renda aos produtos e tendo com isso condições de criar uma base e estrutura sólida para fazer frente a concorrência internacional que também cresce a cada ano que passa.
Conquistas
O ano de 2010 foi um ano de muitas lutas e de inúmeras atividades e compromissos que nossa entidade desenvolveu na defesa dos interesses da categoria. Participamos de mais de 300 eventos incluindo reuniões, seminários, fóruns, jornadas, encontros, viagens, visitas, cursos, audiências, debates, assembléias entre outros compromissos.
Desse envolvimento todo da entidade, diretoria, funcionários, líderes e associados em geral, foram obtidas várias conquistas. Dentre as quais destacamos: Pronaf mais alimento, selo para vinhos e coquetéis, subvenção do seguro agrícola, não emplacamento dos tratores e máquinas agrícolas, reajuste do preço mínimo da uva, melhora do preço do alho, diminuição do estoque de vinho através dos programas de escoamento da produção, entre outros.
Desafios
Para esse ano de 2011 temos bem claro que muito ainda temos a fazer para melhorar ainda mais as condições de vida dos nossos representados. Acreditamos que um dos maiores desafios de nossa entidade para esse ano é de garantir renda e encontrar formas de agregar mais valor aos produtos agrícolas. Lutar para evitar o êxodo rural, melhorar ainda mais a qualidade dos produtos, formar e capacitar os produtores, estudar formas de melhorar as relações na sucessão rural, erradicar as doenças e pragas das videiras, facilitar as relações de contratação de mão de obra temporária para a agricultura.
Enfim, não podemos perder o foco de nossa atuação e precisamos para isso manter nossa identidade e credibilidade na organização e mobilização da categoria.
Vivemos a cada dia uma nova realidade. A vida moderna nos impõe constantes mudanças na forma de pensar e agir. Por isso, precisamos estar sempre atentos e preparados para enfrentar os desafios com muita competência, capacidade e organização. E isso só acontecerá se cada um fizer sua parte e de forma consciente.