Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Perda agrícola

A ineficiente logística do agronegócio custa cerca de 10% da safra...

A ineficiente logística do agronegócio custa cerca de 10% da safra brasileira que se perde por causa de estradas esburacadas e mal conservadas. Os prejuízos ocasionados por causa da logística chegam a US$ 4 bilhões por ano.
A estimativa leva em conta as perdas geradas na colheita, no transporte, na armazenagem e nos segmentos de varejo e consumo. Para evitar esses problemas, o país tem que fazer altos investimentos na logística de transportes, ou seja, nas rodovias, ferrovias e principalmente em redes hidroviárias. As hidrovias devem ser priorizadas, pois o país não pode ficar dependente só de estradas para transportar a produção. Elas precisam ser melhor utilizadas, pois são mais econômicas e eficientes. Para isto, o país deve aproveitar melhor os rios. Nessa safra o país produziu 147 milhões de toneladas de alimentos e a perda de 10% significou um volume de 14,7 milhões de toneladas. Com esse valor poderia ser melhorada a infraestrutura viária do país em milhares de quilômetros de rodovias e ferrovias.
Safra 2010/2011
A safra 2010/2011 inicia com melhores perspectivas de preços, talvez as melhores de toda a história do agronegócio do país, para todas as culturas. E o melhor de tudo é que essas altas nos preços deverão resistir por muito tempo em função da forte demanda de todos os produtos agrícolas. Se nas últimas safras a remuneração ficou abaixo das expectativas, a de 2011 começa embalada pelas projeções de oferta e demanda mundial em desequilíbrio em favor da produção e de novos recordes. O ano 2010 teve dois momentos distintos em termos de preços. No primeiro semestre os preços estiveram em queda e no segundo semestre em forte ascensão. As perspectivas indicam novo recorde na safra de grãos para a próxima safra e o aumento na produção atingirá quase todos os produtos agrícolas. O que precisamos é garantir bons preços para que os produtores possam auferir lucros e dessa forma consolidar a produção agrícola sustentável.
Novo convênio
Sempre com o intuito de ampliar o número de benefícios oferecidos ao nosso quadro social, informamos que nessa semana o STR firmou convênio com o Centro Integrado de Apoio ao Estudante – EDUCARE. O centro dispõe de profissionais especializados no atendimento em reforço pedagógico, fonoaudiológico, psicológico e nutricional. Todos os associados e seus dependentes que necessitarem de atendimento obterão descontos especiais. O centro localiza-se na rua Andrade Neves, 1218, e atende no horário normal de expediente de segunda a sexta-feira. Mais informações pelo fone 3292.3715 ou 9147.2770.
Boas Festas
Nesta última edição de 2010 desejamos aos leitores de nossa coluna toda a alegria do mundo neste Natal e que todos seus sonhos se realizem no Ano-Novo.