Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Pedido de suspensão do emplacamento de tratores

Lideranças dos trabalhadores rurais pediram a suspensão das resoluções 429 e 434 do órgão que determina, entre outras exigências, o emplacamento de todos os tratores que circularem em vias públicas a partir de 1º de junho de 2013.

Lideranças dos trabalhadores rurais pediram a suspensão das resoluções 429 e 434 do órgão que determina, entre outras exigências, o emplacamento de todos os tratores que circularem em vias públicas a partir de 1º de junho de 2013. A audiência aconteceu na última sexta-feira, dia 26, com o Coordenador Geral de Trânsito em Brasília.
As lideranças entregaram um documento com as argumentações formais para a revogação imediata das medidas, que também estabelecem a cobrança de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRVL) e de Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito (CAT), o que pressupõe a apresentação pelos tratores de itens como extintor de incêndio, luz de freio, farol alto e baixo, pisca-pisca e o porte obrigatório do documento. Mesmo para os que não transitarem fora da propriedade rural, será exigido o Certificado de Registro de Veículo (CRV).
Essas exigências estão previstas no Código Brasileiro de Trânsito desde sua criação, em 1997, mas durante todo esse tempo o Movimento Sindical dos Trabalhadores Rurais e demais entidades representantes dos agricultores conseguiram evitar sua aplicabilidade. Essa legislação certamente foi elaborada por quem não conhece o setor agrícola e sem nenhuma discussão com os principais atingidos, os produtores rurais. Os agricultores não têm como atender as exigências, especialmente no caso de tratores antigos, que não dispõem de equipamentos obrigatórios e sequer nota fiscal de compra, documento para comprovar a propriedade. Sem falar nos custos para o emplacamento.

Eventos de formação e capacitação
Conforme divulgado na semana passada, informamos novamente aos produtores rurais sobre os eventos de formação e capacitação, sendo que os eventos acontecerão no auditório do STR de Flores da Cunha e não mais no Centro Empresarial, como foi divulgado. Confira:
- Palestra Gestão ambiental na propriedade rural e ganhos mercadológicos, dia 6 de maio, das 19h30min às 21h30min, no STR.
- Curso Juntos somos fortes – agronegócios, de 13 a 15 de maio, das 18h às 22h, no STR.
- Encontro dos Proprietários de Cantinas Rurais, dia 14 de maio, às 9h, no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha.
- Encontro Técnico em Viticultura, dia 17 de maio, às 13h30min, na propriedade de Roberto Molon (Linha 100).
- Curso Comercialização na empresa rural, de 20 a 22 de maio, das 18h às 22h, no STR.
- Horti Serra Gaúcha, de 22 a 24 de maio, no Parque de Eventos Festa da Uva.
- Encontro empresarial com o tema Sucessão rural – Código Florestal, dia 28 de maio, das 18h às 22h, no STR.
- 14ª Jornada Vitícola, dia 20 de junho, às 9h, no Clube dos Motoristas de Fagundes Varela.
Maiores informações sobre todos os eventos citados podem ser obtidas junto ao Sindicato – 3292.7500.