Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Os impactos da seca

Precisamos de políticas públicas permanentes como, por exemplo, as de irrigação e preservação de água

Perda: O estado enfrentou uma das piores secas da sua história, com mais de 85% dos 497 municípios em situação de emergência e perdas de 41% na safra de verão, segundo a Emater/RS. A projeção inicial indicava a colheita de 33,6 milhões de toneladas de grãos, entretanto, a falta de água derrubou esta expectativa para 19,56 milhões de toneladas, sendo a soja, principal cultura, a que registra a maior quebra, de 52%. 

Custo: O cenário foi agravado pela explosão nos custos de produção. Somente em 2021, a alta dos preços superou 200% em alguns insumos.
Outro tormento para quem produz alimentos são os preços dos combustíveis, que causam impacto duplo, na compra de matéria-prima e na venda da produção. Desde o início de 2021, a Petrobras modificou 16 vezes o valor da gasolina e 12 vezes o do diesel. Até a primeira quinzena de março, o reajuste acumulado da gasolina foi de 68%. No caso do diesel, 64,7%.
Além do endividamento agrícola e do desespero do agricultor que teve sua renda fortemente impactada, essa conta chegará ao consumidor em breve. A elevação do preço dos alimentos terá como consequência a perda do poder de compra das famílias. Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o valor da cesta básica no RS é de R$ 695,91, comprometendo 57,41% do salário mínimo.

Incerteza: É muito difícil viver em meio a tanta incerteza e falta de planejamento. Precisamos de políticas públicas permanentes como, por exemplo, as de irrigação e preservação de água. Políticas que propiciem segurança de renda no campo e impulsionem o desenvolvimento deste setor que garante a comida na mesa da população. E que, apesar dos obstáculos, segue protagonista da economia brasileira. A persistir este cenário, é grande o risco do agricultor e dos seus filhos abandonarem a atividade e migrarem para os centros urbanos. Este é um assunto que diz respeito a todos nós.

Calendário cadastro vitícola
O Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Flores da Cunha e Nova Pádua comunica a todos os produtores de uvas que os mesmos deverão fazer o cadastro vitícola da safra 2022. O atendimento será oferecido somente mediante agendamento de horário, pelo telefone 3292 7500, conforme calendário abaixo:

Flores da Cunha
08/04 - Sexta-feira - Santa Libera
11/04 - Segunda-feira - Capela. N. Sra. Fátima
12/04 - Terça-feira - Capela. N. Sra. do Carmo
13/04 - Quarta-feira - São Vitor
14/04 - Quinta-feira - São Roque

Nova Pádua
08/04 - Sexta-Feira - Travessão Cerro Largo
11 e 12/04 - Segunda e Terça-Feira - Capela Santo Isidoro 
13 e 14/04 - Quarta e Quinta-Feira - Travessão Accioli