Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

O trabalho do viticultor

Os trabalhos da safra 2014/2015 estão em andamento, iniciaram ainda após a colheita. Os viticultores não param, dedicam seu tempo em fazer os reparos na estrutura dos parreirais, repõem as mudas, substituem rabichos, colunas, postes, realizam cobertura verde e, por fim, a poda.

O trabalho do viticultor
Os trabalhos da safra 2014/2015 estão em andamento, iniciaram ainda após a colheita. Os viticultores não param, dedicam seu tempo em fazer os reparos na estrutura dos parreirais, repõem as mudas, substituem rabichos, colunas, postes, realizam cobertura verde e, por fim, a poda. São os produtores de uvas investindo, trabalhando e aplicando recursos com mão de obra e equipamentos e adquirindo insumos para a próxima safra.
E a Comissão Interestadual da Uva, que é a entidade que os representa e defende seus interesses, também está trabalhando para a próxima safra. No mês de julho e início do mês de agosto os STRs integrantes da Comissão aplicaram o questionário para o levantamento do custo da uva da safra. Foram pesquisados os valores da mão de obra, dos fertilizantes, equipamentos, máquinas, combustíveis, implementos, agrotóxicos e ferramentas. Os dados estão sendo conferidos pelo Dieese e, após a conclusão, o resultado será entregue à Conab para servir de base para a fixação do preço da uva da próxima safra.

As perspectivas são bastante otimistas em relação ao aumento do preço, pois os estoques estão baixos e as vendas de vinhos e sucos estão superando as do ano passado. O preço do vinho também aumentou. O preço da uva precisa ser melhorado porque o custo deverá ser bem acima do atual valor, e se não houver melhora os produtores terão sérias dificuldades de se manter na atividade. Vários produtores estão abandonando os parreirais. A mão de obra, além de cara, é escassa. Os jovens não têm mais estímulo para permanecer no meio rural.

Se o produtor não for mais valorizado e continuar não tendo rentabilidade, o futuro da produção de uva estará comprometido, trazendo consequências negativas não só aos viticultores, mas para toda a cadeia produtiva, inclusive para as vinícolas.

Cadastro Vitícola
Informamos aos viticultores que não realizaram o Cadastro Vitícola no período estabelecido que os mesmos deverão fazê-lo a partir de 10 de outubro, com a seguinte documentação: Cadastro Vitícola 2013, CPF do proprietário e declarante e resumo, por variedade, da produção de uvas da safra 2014.

Protetor solar
Comunicamos aos agricultores e agricultoras familiares cadastrados na Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) que os mesmos têm direito a protetor solar gratuito. Cada agricultor(a) terá direito a três frascos distribuídos ao longo de um ano. Nesse período, recomenda-se a realização de pelo menos uma consulta médica. Os agricultores de Flores da Cunha devem procurar o STR para realizar o cadastro com a seguinte documentação: DAP, CPF, Identidade, Cartão do SUS e comprovante de residência. O município de Nova Pádua não está contemplado nessa primeira etapa.