Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

O que é o Censo 2010

O IBGE inicia contagem regressiva de três meses para a coleta de informações do Censo 2010.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE – inicia contagem regressiva de três meses para a coleta de informações do Censo 2010. A partir de 1º de agosto, os recenseadores do IBGE visitarão todos os 58 milhões de domicílios do país, para revelar um novo retrato da sociedade brasileira, por meio de um amplo conjunto de informações demográficas, socioeconômicas e habitacionais. Única pesquisa domiciliar com informações detalhadas sobre os 5.565 municípios brasileiros, o Censo investigará as características dos domicílios, as relações de parentesco, fecundidade, educação, trabalho, renda, cor, raça e religião, servindo de base para o planejamento público e privado da próxima década. Os questionários do Censo 1 (Básico e Amostra) trarão perguntas capazes de verificar as transformações sociais desde a realização do Censo 2000. Para o Censo 2010 foi construída a base territorial, onde o País foi dividido em carca de 314 mil setores censitários. Para cada setor, será designado um recenseador que visitará os domicílios para o levantamento das informações. Os primeiros resultados do Censo estarão disponíveis a partir de dezembro de 2010. A partir de 2011, será dado prosseguimento à divulgação com a liberação dos resultados definitivos e temáticos.

O que é pesquisado?

Integram o questionário básico perguntas sobre as características dos moradores (sexo, idade, cor ou raça, educação, rendimento) e dos domicílios (condição de ocupação, número de banheiros, abastecimento de água, esgotamento sanitário, existência de energia elétrica, destino do lixo). Em relação ao Censo 2000, o questionário básico do Censo 2010 introduziu itens com novas relações de parentesto, a corresponsabilidade pelo domicílio, existência de medidor e energia elétrica, emigração internacional, mortalidade, posse de registro de nascimento, etnia e línguas indígenas.
Já o questionário da amostra, além das perguntas do questionário básico, tem perguntas mais abrangentes e detalhadas sobre características dos domicílios e dos moradores (religião, deficiência física ou mental/intelectual permanente, migração, estado civil, fecundidade, educação, trabalho e rendimento, entre outras).

Importância de reponder ao Censo
Responder ao Censo é um ato de cidadania em benefício de todos os brasileiros e estrangeiros que residem no país. Isso porque os censos populacionais são a única fonte de informação completa sobre a situação de vida da população nos municípios. A pesquisa produz informações imprescindíveis para a definição de políticas públicas e para tomada de decisões sobre investimentos nas áreas da saúde, educação, habitação, saneamento e transporte. Além disso, o Censo oferece informações que ajudam na decisão sobre a instalação de fábricas, shopping centers, creches, cinemas, restaurantes, etc. O Censo também fornece as referências para as projeções populacionais, com base nas quais o Tribunal de Contas da União define as cotas do Fundo Nacional de Participação dos Municípios, e a partir das quais é definido o número de deputados e vereadores. Por isso tudo é importante prestar as informações corretas e receber bem o recenseador.