Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

O poder e os benefícios do alho

O alho é utilizado como condimento e também como remédio pela humanidade há milhares de anos. Existe grande diversidade nas centenas de variedades de alho e alto poder de condimentação.

O alho é utilizado como condimento e também como remédio pela humanidade há milhares de anos. Existe grande diversidade nas centenas de variedades de alho e alto poder de condimentação. A variedade predominante na produção brasileira é o alho nobre roxo chonan, introduzido na década de 1970 por Takaschi Chonan. De 1990 a 2010, a produção brasileira cresceu, passando de 70 milhões para 100 milhões de quilos. Por outro lado, o consumo nos últimos anos cresceu na ordem de mais de 20% ao ano. Nos últimos 30 anos, passou de 92 milhões para 257 milhões de quilos, um aumento de mais de 170%.
Importações
Os principais países exportadores para o Brasil são China, Argentina, México, Chile e Espanha. Nos últimos 20 anos a participação da China cresceu 658%, seguida pela Argentina, com crescimento de 458%. Os produtores brasileiros vêm lutando há muitos anos para dificultar as importações do alho chinês que entra no país com preços muito baixos e subsidiados. Por isso impede o maior crescimento da produção brasileira.As afirmações de que são necessários cinco bulbilhos de alho chinês para conseguir o mesmo resultado de um brasileiro são comuns no mercado consumista brasileiro. Assim, o alho brasileiro poderia custar cinco vezes mais que o chinês, mas é vendido pelo mesmo preço. Isso é mais um motivo para consumir o alho nacional.
Pauta do Grito da Terra Nacional e Estadual
O Movimento Sindical dos Trabalhadores Rurais do país entregou na última semana a pauta do Grito da Terra Brasil. São mais de 140 itens de reivindicações que abrangem diversas secretarias e ministérios relacionados a vários temas que vão desde a saúde, educação e infraestrutura no meio rural, até crédito, seguro, preços e comercialização dos produtos agrícolas, entre outros pontos. É importante destacar que o Grito da Terra Brasil é o maior movimento reivindicatório do país e que reúne milhares de trabalhadores rurais em Porto Alegre e Brasília. Neste ano, a manifestação em Brasília ocorrerá nos próximos dias 29 e 30 de maio, e deverá reunir milhares de trabalhadores rurais.
Embalagens de agrotóxicos
Inicia no dia 21 deste mês a campanha de recolhimento das embalagens de agrotóxicos. Serão recolhidas todas as embalagens e as mesmas devem estar limpas e embaladas em sacos plásticos. É importante que todas sejam entregues para que as mesmas tenham a destinação correta.