Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

O latifúndio no Brasil

Essa é a triste realidade da concentração de terras. E a ministra da Agricultura ainda se atreve em afirmar que não existem latifúndios nesse país.

A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, declarou recentemente que não há mais latifúndios no Brasil. Essa afirmação não corresponde com a real situação da distribuição de terras no país. A concentração de terras cresce e latifúndios equivalem ao tamanho de três Estados do Sergipe e corresponde a uma área de 244 milhões de hectares. Os números são impressionantes: no Brasil, 130 mil propriedades rurais concentram 47,3% de toda a terra cadastrada no Incra. Por outro lado, os 37,5 milhões de minifúndios, equivalem, somados, a quase 1/5 disso: 10,2% da área total registrada. E mais: dados do Atlas da Terra Brasil 2015 mostram que 175,9 milhões de hectares são improdutivos no Brasil. Essa é a triste realidade da concentração de terras. E a ministra da Agricultura ainda se atreve em afirmar que não existem latifúndios nesse país, que tem um dos maiores índices de concentração de terras do mundo.
Inscrições à Exposição de Uvas
Informamos aos produtores de uvas de Flores da Cunha, Nova Pádua e região que as inscrições para exposição na 13ª Fenavindima podem ser feitas até o dia 6 de fevereiro. Para os produtores se inscreverem é necessário comparecer com o Talão do Produtor e o Cadastro Vitícola 2014 junto às sedes do STR, da Emater-RS ou na Secretaria da Agricultura de Flores da Cunha e de Nova Pádua. Os que se inscreverem terão direito a ingressos gratuitos aos pavilhões e jantar de confraternização. Os 20 produtores classificados com as melhores uvas receberão ainda o valor das despesas de deslocamento para visitar a região vitícola de Mendonza, na Argentina. No ato da inscrição será entregue também o regulamento com as informações do concurso e a exposição
Talões do Produtor
Nesse mês de janeiro todos os produtores rurais deverão apresentar os Talões na prefeitura. O calendário está à disposição junto ao STR. É importante que todos informem a produção para que o poder público receba o retorno dos impostos referentes à comercialização agrícola de 2014.
Safra 2015
Estamos em clima de mais uma vindima. Nessa época é sempre importante lembrar algumas práticas para o bom andamento da colheita: a uva deve ser colhida no ponto certo de maturação. A carga deve estar acondicionada em lonas atóxicas ou em caixas plásticas de até 20 quilos. Toda carga deve estar acompanhada da nota do Talão do Produtor e do Cadastro Vitícola. Esperamos que nesse ano não se repitam as longas filas de caminhões. Que o grau seja medido logo após a carga chegar à empresa e que seja anotado o grau de forma correta. Torcemos para que o tempo colabore e que a safra transcorra com tranquilidade sem nenhum transtorno. Os que desejarem adquirir a tabela da uva podem procurá-la junto ao STR.