Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Novo convênio

O STR celebrou novo convênio com o dentista especialista em implantodontia Dr. Daniel Vezzaro.

O STR celebrou novo convênio com o dentista especialista em implantodontia Dr. Daniel Vezzaro. Ele presta serviços em clínica geral, próteses, tratamento de canal, restaurações, clareamento dentário, estética, limpeza e profilaxia. Atende em seu consultório na Avenida dos Imigrantes, nº 163, em Nova Pádua. Os associados serão atendidos com preço diferenciado e deverão agendar horário pelo telefone 9.8103.1903.

Projetos e ações do STR para os próximos anos
A Diretoria que assumiu na última quinta-feira o mandato para o quadriênio 2018/2022 tem como propostas de trabalho continuar a forte atuação na defesa dos interesses da categoria; exercer a representação dos trabalhadores rurais em todas as esferas e ser o porta voz do agricultor nas discussões dos problemas e buscar as soluções dos mesmos; ampliar na medida do possível os benefícios, serviços e convênios que a entidade oferece ao seu quadro social; promover cursos, eventos, feiras, encontros, viagens, seminários – em especial o Encontro das Mulheres, Jovens e Aposentados, visando sempre a formação, a capacitação, o relacionamento e a troca de experiências entre os agricultores; trabalhar a sucessão rural e o incentivo da permanência do jovem no meio rural; melhorar e ampliar os programas e políticas públicas de incentivo à produção e à comercialização agrícola; lutar para melhorar os preços de todos os produtos agrícolas, com ênfase para a uva que é o principal produto de nossa região; e rever a relação comercial entre o Brasil e o Mercosul e a União Europeia.
Além disso, reduzir os juros do Pronaf, aumentar o subsídio do seguro rural; exigir forte e eficiente fiscalização sobre os produtos derivados da uva, de modo especial encontrar uma solução em relação ao uso ilegal da água do suco concentrado de uva; reduzir o prazo de pagamento da safra da uva; melhorar a pesquisa e assistência técnica para os agricultores familiares; incentivar a instalação de novas agroindústrias familiares e sua participação em feiras, como forma de agregar valor ao produto e consequentemente melhorar a renda dos agricultores; diminuir a carga tributária sobre os vinhos e derivados e incentivar o consumo de sucos, vinhos e espumantes nacionais; e combater o contrabando de vinhos e sua sonegação.
Para finalizar, lutar para manter os benefícios da Previdência Social, em especial a idade de 55 anos para mulheres e 60 anos para homens para se aposentar e manter também a atual forma de contribuição dos rurais para a Previdência Social; regular a Lei nº 13.606, que trata do desconto dos financiamentos agrícolas; incentivar o cooperativismo e associativismo como forma de organização econômica e social dos agricultores; e continuar a parceria com as demais entidades e órgãos públicos diretamente relacionados com o meio rural.