Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Novo Código Florestal

Com o objetivo de mostrar a importância da aprovação...

Com o objetivo de mostrar a importância da aprovação pelo Senado do novo Código Florestal e manter os avanços obtidos na Câmara dos Deputados, o STR enviou correspondência a todos os Senadores da República nesta semana. Esse assunto é uma preocupação constante, pois corremos o risco de retrocedermos nos avanços conquistados e aprovados na Câmara dos Deputados.
Além do documento enviado aos senadores, estamos de perto acompanhando as votações nas diversas comissões. Não podemos nos desmobilizar para garantir que a nova lei ambiental seja aprovada também no Senado, contemplando as reivindicações dos agricultores familiares no que se refere às áreas de preservação permanente e à reserva legal.
Emplacamento de tratores
O STR elaborou e encaminhou também nesta semana mais um ofício endereçado a todos os deputados federais da bancada gaúcha manifestando apoio ao Projeto de Lei 6.931/2010, que altera a Lei 9.503 que institui a obrigação das máquinas agrícolas a fazer o licenciamento anual.
A aprovação do projeto desobrigando o emplacamento das máquinas agrícolas, especificamente os tratores, é uma medida imprescindível para manutenção da atividade de milhares de famílias de agricultores familiares que utilizam máquinas e tratores agrícolas para suas atividades no meio rural.
Muitos deles necessitam transitar em vias públicas para deslocarem-se de uma propriedade para outra, ou mesmo para o transporte de insumos utilizados na lavoura.
Esperamos que tanto os deputados como os senadores votem favoravelmente aos nossos pleitos para facilitar a vida dos agricultores, tanto no que se refere ao Código Florestal, bem como do não registro das máquinas e tratores.
Prazo para declaração do ITR 2011
Informamos a todos os proprietários de imóveis rurais que o prazo para a entrega da declaração do Imposto Territorial Rural (ITR) de 2011 encerra no próximo dia 30 de setembro. Desta forma os proprietários deverão se apresentar na sede do STR munidos dos seguintes documentos: Carteira de Identidade, CPF, CCIR (Incra 2009), escritura (em caso de compra ou venda de imóveis rurais) e declaração de Imposto de Renda 2011. Quem declarar após esse prazo pagará multa para a Receita Federal.