Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Novas regras para aposentadoria

O texto também autoriza a chamada ‘desaposentadoria’ ou ‘desaposentação’, que é a possibilidade de o aposentado que continuou trabalhando fazer um novo cálculo do benefício, tomando por base o novo período de contribuição e o valor dos salários.

Novas regras para aposentadoria
O Senado aprovou no dia 7 uma Medida Provisória que institui uma regra para aposentadoria que varia progressivamente de acordo com a expectativa de vida da população brasileira. A MP já havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados e, agora, segue para avaliação da presidente da República, Dilma Rousseff. O texto também autoriza a chamada ‘desaposentadoria’ ou ‘desaposentação’, que é a possibilidade de o aposentado que continuou trabalhando fazer um novo cálculo do benefício, tomando por base o novo período de contribuição e o valor dos salários.
A MP que muda as regras para pedir a aposentadoria foi editada pela presidente como uma alternativa à regra 85/95, aprovada em maio pelo Congresso e que pôs fim ao Fator Previdenciário.
Segundo a nova regra, a mulher que tiver no mínimo 30 anos de contribuição para a Previdência Social poderá se aposentar sem a redução provocada pelo fator se a soma da contribuição e da idade atingir 85. No caso do homem, os 35 anos de contribuição somados à idade devem atingir 95, no mínimo. O texto suavizou o aumento dessa soma proposto pela MP original, que passou a ser mais estendida ao longo do tempo, subindo um ponto a cada dois anos.
Assim, a regra passa a exigir 86/96 em 2019; 87/97 em 2021; 88/98 em 2023; 89/99 em 2025; e 90/100 de 2027 em diante. Essa nova fórmula reduz as perdas causadas pelo Fator Previdenciário. Importante: para os trabalhadores rurais as regras não foram alteradas. Os homens continuam a se aposentar com 60 anos de idade e, as mulheres, aos 55 anos.

Reunião de líderes
O STR convida todos os líderes das comunidades de Flores da Cunha e Nova Pádua para uma reunião que ocorrerá no dia 3 de novembro no salão paroquial de Flores da Cunha. A programação:
9h – Abertura.
9h30min – Reflexão Motivacional, com Jásser Panizzon.
10h – Informações sobre benefícios da Previdência Social com o gerente da Agência do INSS de Flores da Cunha, Giuliano Machado.
10h30min – Conjuntura/cenário atual da viticultura, com Olir Schiavenin.
11h – Escolha de delegados para o Congresso Eleitoral da Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetag-RS).
11h30min – Apresentação da programação da 21ª Festa dos Aposentados.
12h – Encerramento e almoço de confraternização.