Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Nota Oficial

O STR entende que o governo, diante da instabilidade política, não tem nenhuma credibilidade para propor essas mudanças que tiram os direitos dos trabalhadores brasileiros, em especial dos rurais que defendemos.

Nota Oficial 
Na qualidade de presidente do STR, entidade legítima representante dos agricultores familiares de Flores da Cunha e Nova Pádua, me manifesto de forma veemente contra a reforma da Previdência Social no contexto que ela se apresenta. O STR entende que o governo, diante da instabilidade política, não tem nenhuma credibilidade para propor essas mudanças que tiram os direitos dos trabalhadores brasileiros, em especial dos rurais que defendemos.
Dizer que o agricultor tem de se aposentar só aos 65 anos de idade, depois de trabalhar mais de 50 anos, significa desconhecer a realidade e as condições de trabalho que são submetidos os produtores rurais. Isso é não saber a importância que eles têm na produção de alimentos. Dizer ainda que o agricultor tem de passar a pagar INSS é demonstrar um total desconhecimento da realidade e uma grande inverdade.
Isso porque o agricultor contribui para a Previdência com 2,1% de tudo o que produz. O que o governo não diz é que, além de gastar mal os recursos, não controla a sonegação e os desvios do dinheiro arrecadado. Se tiver de haver reforma, é preciso que ela ocorra em todos os poderes e com corte de privilégios dos que recebem altos valores, e não que ela venha a prejudicar os trabalhadores que recebem apenas um salário mínimo que para muitos significa o sustento de suas famílias.
Conclamo os agricultores para juntos enfrentarmos a reforma e voltarmos às ruas para mostrar aos políticos que os cidadãos brasileiros, de modo especial os agricultores, não aceitam pagar mais essa conta.

Nota de Agradecimento
Agradeço aos colegas de diretoria, funcionários, líderes e associados que colaboraram na realização da 22ª Festa dos Aposentados de Flores da Cunha e Nova Pádua, realizada no dia 10. O evento foi um sucesso e reuniu cerca de 700 aposentados de todas as comunidades. Foi uma verdadeira demonstração de integração entre os participantes. O evento é uma forma de o Sindicato homenagear e agradecer a todos aqueles que tanto contribuíram com seu trabalho para o progresso de nossa comunidade.
Resultado do sorteio da campanha do STR 2016:
1º Notebook – Santina Fantin Smiderle
2º TV – Valdir Dagort
3º Forno elétrico – Junior Nilton Cavagnolli
4º Forno micro-ondas – Tranquilo Debon
5º Jogo de panelas – Teresinha Chiarani Reginatto
6º Aspirador de pó – Vasco Cavagnolli
7º Panificadora – Gilberto Paviani
8º Jogo de jantar – Claudionir Bordin
9º Faqueiro – Rafael Marin
10º Cesta de Natal – Raul Tonet
11º Cortesia Loja Benoit – Onorino Alessi
12º Cortesia Círculo Operário Caxiense – Beatriz Morandi