Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Nota de repúdio às fraudes

Para produzir, os agricultores sofrem rigorosas exigências legais, fiscais, sanitárias, ambientais, entre outras, que são obrigados a cumprir, onerando ainda mais o já alto custo de produção.

Nota de repúdio às fraudes 
O STR de Flores da Cunha e Nova Pádua, após os últimos acontecimentos referentes a adulteração de alimentos derivados do leite (leite compensado), bem como as irregularidades denunciadas na operação da Polícia Federal ‘Carne Fraca’, manifesta seu repúdio a toda e qualquer ação que tenha por objetivo o enriquecimento ilícito de empresas ou pessoas físicas, sem qualquer preocupação com a segurança alimentar e principalmente com quem está trabalhando arduamente para produzir a matéria-prima que são os produtores rurais.
As ações irresponsáveis dos autores dessas denúncias provocaram enormes danos aos agricultores que produzem leite e criam animais. Sendo que os mesmos não têm qualquer envolvimento e são os primeiros a sentir os efeitos negativos na medida em que ficam com produção estocada ou totalmente perdida, como é o caso do leite, que é um produto perecível.
Isso deixa o produtor sem expectativa de comercialização da sua produção e, consequentemente, não tem a possibilidade de honrar seus compromissos financeiros.
Para produzir, os agricultores sofrem rigorosas exigências legais, fiscais, sanitárias, ambientais, entre outras, que são obrigados a cumprir, onerando ainda mais o já alto custo de produção. São severas fiscalizações que se não forem cumpridas penalizam com pesadas multas.
O governo deve adotar a mesma regra aos grandes empresários, que sem escrúpulos cometem esses verdadeiros crimes contra a população.
O STR exige do governo federal e de seus respectivos órgãos responsáveis providências urgentes e que sejam apuradas todas as denúncias com a devida e justa punição aos infratores e, aos produtores rurais, que seja garantida a comercialização de seus produtos.

Assembleia
Convoco todos os associados em dia com as mensalidades para Assembleia Geral Ordinária a ser realizada no próximo dia 27 de abril, tendo como local o salão paroquial de Flores da Cunha, com início às 13h30min, para tratar da seguinte ordem do dia: apresentação do Balanço Patrimonial e do relatório de atividades da Diretoria (referente ao exercício do ano de 2016); e assuntos gerais de interesse da categoria. 
Saliento a importância da participação de todos os associados para esclarecerem as possíveis dúvidas em relação ao funcionamento da entidade.